Carreata saiu da Ermida Nossa Senhora do Carmo, percorreu o caminho peregrino e seguiu em direção ao ginásio poliesportivo
Foto: Carolina Miranda
Carreata saiu da Ermida Nossa Senhora do Carmo, percorreu o caminho peregrino e seguiu em direção ao ginásio poliesportivo
Foto: Carolina Miranda
A tradicional carreata que dá início ao período de retiro do Rebanhão do Senhor levou, no início da tarde deste sábado (14/2), a imagem de Nossa Senhora do Carmo – padroeira da cidade –, da ermida homônima, na praça Milton Campos, até o ginásio poliesportivo, onde os religiosos estarão reunidos até terça-feira (17/2).
Realizada há 29 anos, a carreata teve uma novidade em 2026: o percurso contemplou o Caminho das Sete Alegrias de Maria, inaugurado em dezembro último. "É um momento único porque esse evento tem 39 anos, e a carreata, 29. É emocionante, recebemos vários depoimentos maravilhosos, de pessoas que são tocadas e participam do Rebanhão conosco", afirma a coordenadora da carreata, Rosana Nogueira.
A coordenadora de comunicação do Rebanho, Simone de Assis, também falou sobre o simbolismo das etapas do evento religioso. "Estamos felizes, motivados e cheios de entusiasmo porque vamos passar quatro dias nesse retiro, nos aprofundando e enraizando cada vez mais na história do Rebanhão, que começou como Rebainho, foi para a Canção Nova, com apenas oito ônibus, e, hoje, temos um Rebanhão com cerca de 38 mil pessoas".
Maricélia Teixeira desempenhou diversas funções na organização do evento. Há três décadas ela se dedica à realização do Rebanhão do Senhor no município. "Já trabalhei fora do ginásio, nas barracas; já fui da coordenação, como secretária do evento; e, agora, continuo ajudando recebendo as bandas que vão tocar. É uma alegria muito grande estar servindo", assegura.
Também presente na carreata, Marcelo Miranda levou a família para acompanhar o cortejo com a imagem de Nossa Senhora do Carmo. "Quando eu vim para Betim, fiquei sabendo do evento, comecei a participar e achei fantástico. A gente sente mesmo a presença de Deus ali dentro. No meio do Carnaval, várias pessoas estão preocupadas com coisas que são desse mundo, e não de Deus, é um momento que podemos tirar para estarmos mais perto d'Ele", conclui o fiel.
Assista ao vídeo com trechos da carreata: