FÉ E TRADIÇÃO

Quarta de Cinzas dá início à Quaresma e fiéis contam o que esperam do período santo; confira

Missas de Cinzas reuniram centenas de fiéis em diversas igrejas da cidade

Por Sara Lira

Publicado em 18 de fevereiro de 2026 | 16:35

 
 
Fiéis lotaram missa no Santuário Nossa Senhora do Carmo Fiéis lotaram missa no Santuário Nossa Senhora do Carmo Foto: Carolina Miranda

A Quarta-Feira de Cinzas, celebrada hoje, dá início à Quaresma, quando fiéis católicos reservam momentos de reflexão e introspecção espiritual. O período de 40 dias é uma preparação para a Páscoa, celebrada no dia 5 de abril.

"Nós usamos esse sinal, a cinza, que é um pó, para que possamos recordar a dimensão do que somos, e como um convite de humildade para voltar nosso coração para Deus", destacou o padre Hélio Parreiras, pároco do Santuário Nossa Senhora do Carmo.

A reportagem de O TEMPO Betim esteve em uma das celebrações de Cinzas no espaço e ouviu dos fiéis o que eles esperam para este período. Veja alguns dessas depoimentos:

"A Quaresma significa para mim um tempo de reflexão. É um momento que temos para ficar ainda mais próximos de Cristo e meditando."
Fabíola Santos - Administradora

"Que Deus continue nos abençoando, nos ajudando, nos dando muita paz e muita saúde para continuarmos até a Páscoa." 
Aerty Eustáquio de Jesus - Empresário

"A Quaresma representa um momento de introspecção, de colocarmos na balança as nossas atitudes. Eu acredito que o ano inteiro a gente deve se policiar, se renovar, mas na Quaresma creio ser um momento especial voltado para isso."
Arianny Braga - Criadora de conteúdo

Veja mais depoimentos na matéria abaixo: