
O Vacimóvel também vai marcar presença no pré-Carnaval de Betim para imunizar os foliões que estiverem curtindo a festa. Neste domingo (8/2), o posto-volante estará na praça São Cristóvão, na rua do Rosário, no Angola, e os atendimentos serão feitos das 10h às 12h e das 13h às 17h.
Durante o evento, a unidade móvel vai ofertar vacinas de rotina do Calendário Vacinal, incluindo a da Covid-19, além de intensificar a vacinação contra o sarampo e a febre amarela, reforçando a prevenção antes do período de Carnaval, marcado por grande circulação de pessoas e aglomerações.
A vacina contra a Covid-19 é destinada a pessoas com 12 anos ou mais que integram os grupos prioritários: imunocomprometidos, pessoas com deficiência permanente, com comorbidades, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, além de trabalhadores da saúde, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, moradores e funcionários de instituições de longa permanência e servidores do sistema prisional.
Para o sarampo, a recomendação segue o calendário do Ministério da Saúde: crianças recebem a primeira dose aos 12 meses, e a segunda, aos 15 meses; crianças a partir de 5 anos até adultos de 29 anos devem ter duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias, caso não tenham sido vacinados anteriormente; adultos de 30 a 59 anos recebem uma dose, se não houver comprovação vacinal; e profissionais de saúde devem receber duas doses, independentemente da idade, devido ao maior risco de exposição.
Já a vacina contra a febre amarela é indicada para crianças aos 9 meses (uma dose) e aos 4 anos (dose de reforço); pessoas de 5 a 59 anos não vacinadas ou sem comprovante (uma dose); pessoas vacinadas antes dos 5 anos (dose de reforço); pessoas com 60 anos ou mais, mediante avaliação do serviço de saúde; e não vacinados que vão viajar para áreas com circulação do vírus, com aplicação da dose dez dias antes da viagem.