IMUNIZAÇÃO

Vacimóvel estará em praças e em shopping durante esta semana

Orientação é que a população leve documento de identificação e, se possível, o cartão de vacinação

Por O TEMPO

Publicado em 09 de fevereiro de 2026 | 16:29

 
 
Vacimóvel está ofertando vacinas de rotina do Calendário Vacinal e também da vacina contra a Covid-19 Vacimóvel está ofertando vacinas de rotina do Calendário Vacinal e também da vacina contra a Covid-19 Foto: Prefeitura de Betim/Divvulgação

O Vacimóvel da Prefeitura de Betim estará em praças e em um shopping da cidade ao longo desta semana. Até sábado (14/2), o posto-volante vai passar por pontos movimentados do município, com aplicação de vacinas de rotina do Calendário Vacinal e também da vacina contra a Covid-19. 

A vacinação contra a Covid-19 é destinada a pessoas com 12 anos ou mais que fazem parte dos grupos prioritários, como imunocomprometidos, pessoas com deficiência permanente, com comorbidades, gestantes, puérperas, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, moradores e funcionários de instituições de longa permanência, além de servidores do sistema prisional. 

Além disso, a prefeitura intensificou, antes do Carnaval, as ações de vacinação contra o sarampo e a febre amarela. As duas vacinas também estão disponíveis no Vacimóvel. 

A vacina contra o sarampo é recomendada para crianças com primeira dose aos 12 meses e segunda dose aos 15 meses. Crianças a partir de 5 anos até adultos de 29 anos devem receber duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias, caso não tenham sido vacinados. Adultos de 30 a 59 anos devem receber uma dose, se não houver comprovação vacinal. Para profissionais de saúde, a recomendação é de duas doses, independentemente da idade, devido ao maior risco de exposição. 

Já a vacina contra a febre amarela é indicada para crianças aos 9 meses, com dose de reforço aos 4 anos. Pessoas de 5 a 59 anos que não tenham sido vacinadas ou não possuam comprovante devem receber uma dose. Quem foi vacinado antes dos 5 anos deve tomar uma dose de reforço. Para pessoas com 60 anos ou mais, a vacinação é feita mediante avaliação do serviço de saúde. Viajantes não vacinados que se deslocam para áreas com circulação do vírus devem receber a dose com pelo menos dez dias de antecedência da viagem. 

A orientação é que a população leve documento de identificação e, se possível, o cartão de vacinação.

Confira a programação:

10 de fevereiro (terça-feira) – das 8h às 12h e das 13h às 16h 
Praça do Brasileia – Centro 

11 de fevereiro (quarta-feira)
– das 8h às 11h30 e das 13h às 16h 
Praça Tiradentes – Centro 

12 de fevereiro (quinta-feira) – das 8h às 11h30 e das 13h às 16h 
Praça do Ceabe – Centro 

13 de fevereiro (sexta-feira) – das 8h às 12h e das 13h às 15h 
Monte Carmo Shopping – avenida Juiz Marco Túlio Isaac, 1119, Ingá Alto 

14 de fevereiro (sábado) – das 8h30 às 12h e das 13h às 16h 
Praça Vereador João Vidal – bairro Dom Bosco