Betim está sendo representada no 8° Fórum Nacional de Museus, que acontece nesta semana, em Fortaleza (CE). O chefe da Divisão de Patrimônio Histórico do município, André Bueno, viajou a convite do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em razão das articulações que vêm sendo feitas para a criação de um museu vivo na Colônia Santa Isabel. “É a primeira vez que Betim participa do fórum, e estamos voltando pra casa com o sentimento de missão cumprida”, disse Bueno.
Segundo o historiador, além de enaltecer e destacar os museus da cidade, representar o município no evento possibilitou uma reverência ao Centro de Memória Luiz Veganim, o Museu da Hanseníase, considerado o maior do país voltado para essa pauta. "Acredito que a participação de Betim [no fórum] seja de extrema importância por termos o maior acervo material e arquitetônico do Brasil com essa temática. Isso traz possibilidades de investimentos para a sua proteção".
Bueno ainda adiantou que convidou pessoalmente a presidente do Ibram, Fernanda Castro, para participar do II Seminário Memória e Patrimônio, que vai acontecer de 21 a 25 de janeiro de 2025 na Colônia Santa Isabel, dentro da programação do Concerto Contra o Preconceito.
O fórum na capital cearense, cujo tema é "Democracia e direito à memória", teve início na segunda-feira (25) e se encerra neste sábado (30).