Está aberta à visitação, na Casa da Cultura Josephina Bento, em Betim, a exposição "Presenças", que homenageia personalidades negras brasileiras dos tempos atuais. O trabalho é de autoria do artista betinense Carlos André e conta com 10 obras.
"Optei por retratar essas grandes personalidades que se destacaram em suas profissões. São pessoas do meio artístico, musical e esportivo que fazem a diferença no nosso país", comenta.
São retratados: os jogadores Pelé e Vini Jr., a jornalista Glória Maria, os atores Milton Gonçalves e Taís Araújo, os cantores Milton Nascimento, Elza Soares e Iza, o rapper Djonga e a ginasta Rebeca Andrade.
O trabalho apresenta pinturas em óleo sobre tela, com detalhes em folhas de ouro. Cada quadro tem 1 metro de altura por 80 cm de largura.
O período da exposição é significativo pois, no próximo dia 20 de novembro, comemora-se a Consciência Negra, data que tem como objetivo reforçar a importância do combate ao racismo e homenagear Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra contra a escravidão no Brasil.
Carlos explica que a exposição acontecer justamente no mês em que se celebra a consciência negra foi uma feliz coincidência. "Estou trabalhando neste projeto há cerca de um ano. Não foi planejado (fazer nesta data), mas achei muito significativo e caiu na data perfeita, pois quero mostrar essa representatividade negra e que devemos ocupar todos os espaços", salientou.
A exposição é realizada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Noemi Gontijo. Carlos, que já expôs em outras ocasiões na Casa da Cultura e em outros locais de Betim, salienta a importância da lei para o fomento da cultura betinense.
"É uma iniciativa que ajuda a todos nós. Betim tem grandes artistas, que podem entregar grandes obras", afirmou.
A exposição pode ser visitada até 29 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Casa da Cultura (avenida Padre Osório Braga, 18, no Centro). A entrada é gratuita.