TOLERÂNCIA ZERO

Pré-Carnaval deste ano terá blitzen da Lei Seca em diversos pontos

Iniciativa faz parte das ações de segurança que serão adotadas pelo município para garantir a tranquilidade nos dois dias de folia

Por Sara Lira

Publicado em 02 de fevereiro de 2024 | 13:44

 
 
Cerca de 20 mil pessoas são esperadas durante os dois dias de evento na rua do Rosário Cerca de 20 mil pessoas são esperadas durante os dois dias de evento na rua do Rosário Foto: Carolina Miranda/Arquivo

A Polícia Militar vai fechar o cerco a motoristas que decidirem misturar bebida alcoólica e direção durante o pré-Carnaval de Betim. Nos dois dias de evento, neste sábado (3) e no domingo (4), uma série de blitzen da Lei Seca será realizada em diversos pontos da cidade, inclusive nas rodovias MG-050 e MG-060. 

O etilômetro será utilizado em todos os condutores abordados para identificar a presença e os níveis de álcool no sangue. Conforme foi informado pela PM, a ação é preventiva, com foco na proteção dos cidadãos. Porém, caso algum condutor seja flagrado dirigindo embriagado, ele será preso e conduzido para a delegacia, conforme preconiza a lei. Além disso, o motorista será multado em R$ 2.993 e terá a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por até 12 meses. 

Essa é apenas uma das iniciativas voltadas para a segurança a serem implementadas durante o evento. Em entrevista ao O Tempo Betim, o comandante do 33º Batalhão, tenente-coronel José Sérgio Felício, destacou que haverá um reforço no efetivo policial de 20% a 25% nas ruas. “Vamos ter policiamento a pé e em grupos e também com viaturas e motos. Cobriremos tanto a área mediata, onde o evento irá acontecer, quanto as imediações e as ruas periféricas ao local, principalmente para coibir furto de veículos”, explicou o militar. 

Outras ações 

A prefeitura também prepara um forte esquema de segurança para que os foliões curtam a festa com tranquilidade. Estão previstos: patrulhamento móvel com 100 agentes da Guarda Municipal, além de profissionais da Secretaria Adjunta de Segurança Pública; instalação de um posto especial fixo para atendimento no poliesportivo e de uma unidade de videomonitoramento da Guarda na praça São Cristóvão, com câmeras instaladas em pontos estratégicos, e uso de drones. Uma equipe privada com 20 brigadistas e 60 seguranças também irá atuar realizando a revista de todos os participantes que acessarem o espaço da festa na rua do Rosário. 

Fiscalização 

Equipes da Fiscalização de Posturas também atuarão zelando pelo cumprimento do Decreto nº 44.945, que estabelece normas como a proibição do porte, da posse, da distribuição e da comercialização de quaisquer bebidas em recipientes de vidro, além de petiscos acondicionados em espetos de madeira ou outro material perfurante.

A norma proíbe ainda o uso de bancos, cadeiras e mesas de madeira ou de ferro durante o evento.