INTERNACIONAL

Curta-metragem estrelado por moradora de Betim concorre a prêmio na Geórgia

Patrícia viveu momentos de angústia durante a pandemia e recebeu uma ligação que mudou tudo

Publicado em 06 de fevereiro de 2024 | 17:49

 
 
O filme foi baseado em fatos reais, e está disponível gratuitamente no YouTube O filme foi baseado em fatos reais, e está disponível gratuitamente no YouTube Foto: Redes sociais/ Divulgação

“Palavra de Esperança”. Esse é o nome do curta-metragem brasileiro estrelado pela atriz moradora de Betim Tany Torres. O filme tem 10 minutos de duração e foi produzido em apenas um dia. Mas foi o suficiente para ganhar o prêmio de melhor direção de arte em 2022, na categoria Filmes Religiosos, do Festival Aparecidense de Cinema.

Em 2023, a obra também foi indicada na categoria de Melhor Roteiro no Festival Internacional Christian Film & Music (ICFF), em Orlando, nos Estados Unidos. E, neste ano, concorre ao prêmio de melhor curta-metragem no festival Christian Worldview Film (CWVFF), em Albany, na Geórgia, no dia 15 de março. 

Baseada na realidade, a trama conta a história da própria diretora, roteirista e produtora Patrícia Evangelista. “Em 2020, nós estávamos vivendo a pandemia e, em 2019, eu tinha feito um filme, o ‘Fala Comigo’, que ganhou o festival de cinema do Rio de Janeiro. Eu achei que minha vida profissional ia alavancar, mas veio a pandemia, e minha vida desandou totalmente. Daí vem 202. Nada da minha vida avança, e eu entrei em desespero. Num desses episódios, eu estava em um momento de oração e pedi pra Deus falar comigo, porque eu queria conversar com ele num diálogo e eu não queria um monólogo. Até que eu falei: "Aí Deus. Hoje eu quero falar com você, quero te ouvir, vamos fazer um diálogo, não quero um monólogo”.

Ela conta que, em seguida, um número desconhecido ligou no seu celular. Era uma mulher, perguntando se ela aceitava uma palavra de esperança. “Eu aceitei, e ela derramou esperança na minha vida, de uma forma linda, e encheu meu coração. Pra mim, aquilo foi resposta de Deus, e eu pensei: 'Nossa, história de filme isso que eu vivi agora”. Após o ocorrido, Patrícia engavetou a ideia. Até que, em janeiro de 2022, durante uma pregação sobre fé extraordinária no culto na igreja, teve um insight para criar seu novo filme. “Eu fiquei eufórica, já comecei a anotar coisas no papel. Quando eu estava indo embora, veio na minha mente. Chama a Tany e a Vivi, que são as atrizes que interpretam a Patrícia e a Tereza”, disse. 

Além de atriz, Tany é cineasta. Para ela, a produção foi muito bem planejada, e ela se sente feliz em ter sido escolhida. “É muito gratificante ver esse curta tomando essa proporção em reconhecimento. Mas o melhor é receber mensagens de pessoas relatando o quanto se identificaram com a mensagem do filme”, contou Tany à reportagem do OTB.

A produção está disponível gratuitamente no YouTube. Confira abaixo: