VALORIZAÇÃO

Parceria entre Betim e Estado promete grande fomento cultural à cidade

Entre as propostas discutidas, está a de criar uma “Semana da Arte Urbana” na cidade para valorizar os movimentos artísticos

Publicado em 08 de fevereiro de 2024 | 20:04

 
 
Uma das propostas idealizadas no encontro busca contemplar a arte urbana Uma das propostas idealizadas no encontro busca contemplar a arte urbana Foto: Ronaldo Vieira/ Divulgação

A secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro, acompanhada do secretário municipal de Gabinete, Heron Guimarães, se reuniu na tarde desta quinta-feira (8), com o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira. O encontro aconteceu no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, com o objetivo traçar ideias e projetos de curto e médio prazo para identificar, acolher e impulsionar o trabalho de artistas e produtores culturais da cidade, além de possibilitar uma ligação cultural entre as principais praças da região metropolitana.

Uma das propostas idealizadas no encontro busca contemplar a arte urbana, como arte de rua, em Betim, possibilitando mais visibilidade para expressões como o graffiti, o estêncil, a fotografia, os próprios artistas de rua, dentre outras, como o duelo de MCs. A ideia é criar uma “Semana da Arte Urbana” na cidade para valorizar o movimento.

Outras propostas discutidas foram a criação de iniciativas como mostras de cinema e concertos com apresentações da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Além disso, os gestores pontuaram a relevância de um intercâmbio cultural para viabilizar grandes palcos, como o Palácio das Artes, para os artistas de Betim.

“Temos essas demandas artístico-culturais. Seria muito importante viabilizar, por exemplo, uma ‘Semana da Arte Urbana’ ou mesmo uma ‘Semana da Arte Contemporânea’. Já temos, com esse encontro, uma manifestação formalizada de apoio do Estado, então agora é aproveitar essa parceria para desenhar e executar esses e outros projetos que vão nos permitir não apenas identificar e contemplar os artistas locais, mas fomentar a cultura e o turismo de Betim com a magnitude que a cidade merece”, pontuou a secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro.

“Vejo Betim não apenas como uma força no turismo de negócios, mas como uma das maiores potências para se desenvolver a cultura em Minas Gerais. E o Estado pode e deseja auxiliar a prefeitura na criação de eventos e projetos que possibilitem um encontro das artes. Podemos ajudar via lei de incentivo; podemos ajudar por meio de parcerias com a Fundação Clóvis Salgado, que, além de todo o know-how, traz o peso e o respeito do nome no cenário nacional; podemos ajudar via patrocínio de concessionárias, como a Cemig. As possibilidades são muitas. Sem dúvidas, saímos daqui com ótimas ideias para executar em conjunto, em breve”, destacou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.

“Recorremos à instância adequada, o Estado, que, de fato, pode nos ajudar a viabilizar projetos que abrangem festivais, leis de incentivo, parcerias de grande relevância com a Fundação Clóvis Salgado e demais estratégias que impulsionem a arte e o turismo local. Grandes novidades estão à caminho”, comemorou o secretário municipal de Gabinete, Heron Guimarães.