HISTÓRIA VIVA

Memorial em homenagem a Noemi Gontijo será inaugurado neste sábado (30)

Abertura do espaço será em comemoração ao centenário de Noemi, completado nesta semana

Por Sara Lira

Publicado em 29 de março de 2024 | 14:45

 
 
Memorial fica na antiga Casa de Hóspedes, onde dona Noemi morou por cerca de dez anos Memorial fica na antiga Casa de Hóspedes, onde dona Noemi morou por cerca de dez anos Foto: Salão do Encontro/Divulgação
normal

Dona Noemi Gontijo, fundadora e presidente de honra do Salão do Encontro, completou 100 anos na última quinta-feira (28). Para celebrar o centenário, a instiutição inaugura, neste sábado (30) o Memorial Noemi Gontijo, que irá contar a história e trajetória de uma das mulheres mais expoentes da cidade. Uma celebração, às 9h30, marcará a abertura do espaço. O Coral Salão do Encontro, formado por alunos de 6 a 14 anos da instituição, também irá se apresentar.

O memorial funcionará na antiga Casa de Hóspedes, onde dona Noemi morou por cerca de dez anos, e fica dentro da unidade Matriz, no bairro Angola. De acordo com a gerente de Projetos e Captação de Recursos do Salão, Lourdes Leite, a casa ocupa uma área construída de 355m² e conta com oito cômodos, entre quartos, salas, cozinha e varanda. 

Alguns dos objetos que serão expostos, são: um jogo de louças que pertencia à mãe de dona Noemi, instrumentos de trabalho antigos utilizados pelos artesãos nos primeiros anos do Salão do Encontro; além de móveis antigos. Também haverá fotos históricas com marcos da instituição, como da visita feita pelo educador Paulo Freire a dona Noemi para conhecer o Salão.

Em um dos quartos, haverá uma apresentação dos programas desenvolvidos atualmente, e a reprodução do certificado de um aluno da primeira turma de formandos, em 1974.

No dia, quem quiser visitar o espaço poderá se credenciar. "Faremos visitas guiadas de grupos de 15 pessoas durante todo o dia, para quem quiser saber mais da história de dona Noemi", explicou a gerente de Projetos e Captação de Recursos do Salão, Lourdes Leite.

Após a inauguração, o espaço ficará aberto ao público, mas as visitas deverão ser agendadas por meio do email visitas@salaodoencontro.org.br.

"Nosso propósito com este memorial é potencializar a cultura da cidade, e fortalecer as ações de educação patrimonial, para que as gerações atuais e futuras conheçam o legado de dona Noemi", completou Lourdes.