DIFERENCIADO

Cantor betinense faz show no estilo country e folk no Mercado de Origem, em BH

O artista, que já foi integrante de uma banda cover do Legião Urbana e empresário, agora se dedica ao ritmo que move seus sonhos

Por Kemileyn Freire

Publicado em 11 de abril de 2024 | 17:25

 
 
Dannier Cooper vai se apresentar junto outros dois musicistas em um palco 360° Dannier Cooper vai se apresentar junto outros dois musicistas em um palco 360° Foto: Ronaldo Silveira

Espalhando sua arte por onde passa, o betinense Dannier Cooper se apresenta neste domingo (14), às 14h, no Mercado de Origem, que fica no bairro Olhos D’Água, em Belo Horizonte. O cantor, que começou sua carreira há aproximadamente cinco anos, vai se unir a outros dois musicistas em um palco 360° e transformar músicas nacionais e internacionais com os ritmos country e folk. O evento é gratuito e aberto ao público.

O ritmo escolhido por Dannier para seguir sua carreira, segundo ele, combina muito com seu estilo: “Me encontrei nesse estilo. Até mesmo pela característica da minha voz rouca. Tentei outros ritmos antes, e não funcionou. Comecei a tocar os clássicos nacionais e internacionais nas versões country e folk e, desde então, venho trabalhando pesado para me firmar e ser uma referência na modalidade na Grande BH”. Ele afirma que o estilo vai além da aparência. “Folk é como caminhar no meio de uma corrida. É um estilo focado no violão e na simplicidade de passar a mensagem desejada. É a música na sua forma orgânica. O folk é uma parte mais leve do country, mais pop”, conta o artista.

Para ele, o Mercado de Origem tem tudo a ver com sua arte: “Adoro tocar no horário da tarde e pra pessoas sentadas. Acho que a melhor forma de o público receber e entender o que quero passar. Lá é um ambiente que condiz com o estilo do folk. É simples e requintado, grande e aconchegante, rústico e moderno”. Ele destaca que essas características extraem sua melhor versão. “Tocar em lugares como o Mercado, com o sentimento de 'calmaria no caos', me causa uma enorme felicidade. São nestes lugares onde consigo fazer as melhores apresentações”, conta Dannier.

Mas a história do artista com a música não começou junto com sua carreira. Cooper conta que ingressou no universo sonoro aos 18 anos e, aos 21, entrou para um banda cover do Legião Urbana para seguir seu sonho. Porém, devido aos acasos da vida, precisou abandonar seu objetivo: “Eu queria muito continuar trabalhando com música. Então, me tornei luthier, o profissional que fabrica e conserta instrumentos musicais. Logo em seguida, abri uma das primeiras lojas do ramo em Betim, a Gump Instrumentos Musicais. Durante esse período, circulei de maneira amadora por várias bandas da cidade. Por livre e espontânea falta de opção, tive que fechar minha loja e viver do que eu queria tanto, mas não tinha coragem até então”.

Atualmente, Dannier Cooper promove shows em vários formatos: solo, duo, trio ou com banda. E assim segue divulgando seu som particular, que faz com que músicas de qualquer estilo ganhem uma sonoridade texana. Além disso, ele também está em busca de gravar seu primeiro CD, com músicas próprias e versões adaptadas. 

Para conhecer mais do trabalho de Dannier Cooper e conferir sua agenda de shows, basta acessar a sua página no Instagram @danniercooper.