CONHECIMENTO

Alunos de medicina da PUC recebem lançamento de ‘A Rosa e o Machado’

Evento foi promovido pela universidade em parceria com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas por Hanseníase (Morhan)

Por Kemileyn Freire

Publicado em 02 de abril de 2024 | 17:11

 
 
Evento aconteceu no auditório da PUC Betim e contou com a presença dos estudantes de medicina da universidade Evento aconteceu no auditório da PUC Betim e contou com a presença dos estudantes de medicina da universidade Foto: Josilene Vieira
normal

O curso de medicina da PUC Betim recebeu, na manhã desta terça-feira (2), o lançamento do livro ‘A Rosa e o Machado’. A autobiografia de Nelson Flôres conta a sua experiência enquanto sobrevivente da internação compulsória na Colônia Santa Isabel. O evento na instituição foi promovido pela disciplina de treinamento de habilidades em saúde da pessoa adulta em parceria com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas por Hanseníase (Morhan). 

Filho do escritor e diretor nacional do Morhan, Thiago Flôres afirma que esse apoio da universidade ao movimento é de extrema importância para os futuros médicos: “O meu pai estudou somente até a quarta série. Então, quando trazemos para uma universidade o lançamento de um livro que conta sobre a internação compulsória da hanseníase, que é uma história pouco conhecida pela sociedade, faz com que esses alunos se tornem médicos mais sensíveis e ligados às causas sociais”.

O livro ainda será lançado em outros municípios da região. A próxima cidade a receber Nelson Flôres e sua obra será a própria terra natal do autor, Águas Vermelhas, na região Norte do Estado. “Eu estou animado com os lançamentos. Em quanto mais lugares a gente chegar, mais pessoas vão ler o livro e realizar outro sonho meu, que é levá-lo para todos os municípios de Minas Gerais. Tem muita gente que precisa saber que a hanseníase não é o terror que foi, mas ainda é muito preocupante. Eu não fiquei mutilado pela doença, e, sim, pelo abandono. Hoje em dia, não precisa mais abandonar para tratar a hanseníase”, afirma o escritor.

A professora da disciplina que promoveu o encontro, Carla Wernecke, conta como a parceria entre o Morhan e a universidade tem impactado o aprendizado dos alunos. “É importante que os alunos do curso de medicina ouçam e conheçam as histórias. Os integrantes do Mohan e a associação dos moradores da Colônia Santa Isabel têm vindo com muito entusiasmo conversar com eles há dois anos, e sempre são momentos de muita emoção, pois são pessoas reais com histórias belíssimas de superação”, diz a professora. 

Para ela, lançar o livro na instituição é uma forma de estreitar os laços da universidade com a comunidade, o que, neste semestre, segundo a professora, ficou ainda mais especial. "Não será somente eles que virão até nós. Os alunos também farão uma visita à Colônia Santa Isabel para conhecer a estrutura e ouvir as histórias no local”, revela Carla ao OTB.

“Muitas pessoas não conhecem a história e, quando ouvem falar, dizem: ‘Poxa, aconteceu tanta coisa aqui, na cidade, e nós não sabíamos’. E trazer isso para os estudantes de medicina é fantástico porque eles cuidam da gente. Eles vivem para ajudar na dor e no sofrimento dos pacientes”, encerra Nelson Flôres.

Veja abaixo os próximos lançamentos:

12 de abril - Águas Vermelhas (MG)
8 de maio - Belo Horizonte (MG)
16 de maio - Campinas (SP)
17 de maio - São Paulo (SP)
18 de junho - São João del-Rei (MG)