TRADIÇÃO

Angola Days traz memórias afetivas para o público betinense

Após seis anos, evento retorna, neste sábado (18), ao quintal do Rosário Bar; festa ocorrerá até as 21h

Por Lisley Alvarenga

Publicado em 18 de maio de 2024 | 15:31

 
 
Angola Days deve reunir mais de 1.300 pessoas no quintal do Rosário Bar, neste sábado (18) Angola Days deve reunir mais de 1.300 pessoas no quintal do Rosário Bar, neste sábado (18) Foto: Carolina Miranda
normal

Uma celebração cheia de nostalgia e memórias afetivas marca a oitava edição do Angola Days, tradicional evento do bairro Angola que reúne, neste sábado (18), no Rosário Bar (Rua do Rosário, 650), centenas de moradores de Betim. A festa, que entrou para calendário oficial de eventos da cidade e está regada a muita música, dança, culinária e alegria, acontece até as 21h. 

Segundo o fundador do Angola Days, Alexandre Afonso de Souza, o Xéu, o objetivo da festa é manter vivos os encontros entre amigos. “Criamos o Angola Days pra movimentar o bairro. Por isso, ele é muito festejado e aguardado pelos moradores da região. Moradores antigos e a geração mais nova se juntam para celebrar”, contou Xéu.

Sócio-proprietário do Rosário Bar e curador do evento, Adelson Coelho falou sobre as atrações do evento que, segundo ele, deve reunir mais de 1.300 pessoas no quintal do estabelecimento, neste sábado (18). "Estamos oferecendo um quintal recheado de atrações e memórias afetivas. Além do Feireu, uma feira que já acontece aqui no Rosário Bar e valoriza e dá visibilidade ao comércio local, temos ainda comidas típicas e muitos shows", disse. 

José Correia Domingos, o Juca, está expondo sua marca de roupas na entrada do Angola Days. Morador de Betim, ele falou sobre a importância de os eventos da cidade abrirem espaço para a os empreendedores locais poderem mostrar seus produtos. "O Angola Days, junto com o Rosário Bar, está oferecendo esta oportunidade pra gente. Estou aqui desde as primeiras edições e vejo que a cada ano o evento fica melhor", afirmou. 

O representante comercial Ricardo de Almeida, que nasceu e foi criado no bairro Angola, disse estar emocionado de estar participando do encontro. "Não tem preço você chegar em um evento como este e poder rever amigos que você não acreditava nem estar mais entre nós. Estou muito feliz. O Angola pra mim é tudo. Teto passar essa tradição agora também para as minhas filhas", contou. 

Outro morador tradicional do bairro Angola que fez questão de marcar presença no evento é seu Ademar da Silva, o seu Nico, de 83 anos. Nascido e criado no bairro, o aposentado afirmou estar muito orgulhoso de poder participar da festa. "Está linda a festa e muito emocionante", salientou. 

A festa neste ano retorna ao quintal do Rosário Bar após seis edições ocorrendo no Salão do Encontro. Por isso, foi eleita a frase “De volta pra casa” como tema da edição. No local, acontece show de samba com o grupo Kombinado e rock com as bandas Doutor 50 e Terça do Rock.

Também ocorre uma feira de artesanato com cerca de 20 expositores e venda de comida e bebida nas barracas e no Rosário Bar. Os ingressos para o evento estão no valor de R$ 20. Mediante documentação, crianças de até 12 anos e idosos acima de 65 não pagam.

Com Kemileyn Freire