NARRATIVA

História da cidade será contada na TV aberta

Rede Minas exibe, nesta sexta (26), às 22h, o documentário Betim Viva

Por Iêva Tatiana

Publicado em 25 de julho de 2024 | 21:09

 
 
Cachoeira no Charneca é um dos cenários mostrados no média-metragem de Elizabete Cachoeira no Charneca é um dos cenários mostrados no média-metragem de Elizabete Foto: Werlei Santos/Divulgação

O documentário Betim Viva será exibido pela Rede Minas nesta sexta-feira (26), às 22h. Roteirizado, dirigido e produzido por Elizabete Martins Campos, o filme tem 68 minutos de duração e é todo narrado por historiadores, professores, artistas, antigos e novos moradores, revelando histórias e locais desconhecidos por muitos. 

“Será uma oportunidade de inúmeras pessoas conhecerem mais sobre Betim, uma cidade formada por diferentes povos, rica em biodiversidade, cultura, arte, esporte, economia, projetos sociais etc., com fortes reviravoltas, como a própria história do Brasil”, destaca Elizabete.

O média-metragem mescla cenas coloridas e em preto e branco, exibindo imagens antigas e atuais embaladas por uma trilha sonora criada com exclusividade para o projeto e também por músicas populares de domínio público e autorais de compositores locais.

Produção

A obra começou a ser produzida em 2021 pela IT Filmes e foi lançada em maio deste ano durante a 1ª Mostra de Cinema de Betim, na Sala de Cinema Cineart. A estreia contou com a presença das personagens que contam a história do município.

O documentário também pode ser visto no YouTube em versões com recursos de acessibilidade (Libras, legenda descritiva e audiodescrição), com legenda em inglês ou sem nenhuma dessas opções.