TRADIÇÃO

Levantamento da Bandeira de Aviso abre Festa do Congado em Betim

Solenidade neste sábado (27) marca o início das celebrações em homenagem a Nossa Senhora do Rosário

Por O TEMPO

Publicado em 25 de julho de 2024 | 14:39

 
 
A solenidade será no adro da Capela de Nossa Senhora do Rosário, no bairro Angola, às 20h A solenidade será no adro da Capela de Nossa Senhora do Rosário, no bairro Angola, às 20h Foto: Prefeitura de Betim / Divulgação

Neste sábado (27), a tradicional cerimônia de Levantamento da Bandeira de Aviso dará início às celebrações da Festa do Congado em Betim. A solenidade, que acontece no adro da Capela de Nossa Senhora do Rosário, no bairro Angola, às 20h, sinaliza que em 30 dias ocorrerá a grande festa em homenagem à padroeira.

A Festa do Rosário de Betim, popularmente conhecida como Festa do Congado, é uma das mais antigas manifestações culturais e religiosas da cidade, com registros históricos que remontam ao século XVIII. "A população negra, em sua maioria escravizada, encontrava na devoção a Nossa Senhora do Rosário um importante elemento de resistência cultural e religiosa", explica o historiador André Bueno. A festividade é celebrada anualmente no final de agosto, atraindo um público diversificado que inclui moradores da região, visitantes e devotos.

A programação inclui procissões, missas, danças, cantos e ritos, destacando a vitalidade da tradição mantida pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário. Em 2009, a Prefeitura de Betim reconheceu a Festa do Rosário como patrimônio cultural do município. A Capela de Nossa Senhora do Rosário, situada na Praça do Rosário, s/nº, no bairro Angola, é o principal palco das celebrações e um símbolo da cultura negra de Betim.