SIMBOLISMO E DEVOÇÃO

Veja como foi o levantamento da Bandeira de Aviso, que abre festa do Congado na cidade

Evento foi realizado em frente à Igrejinha Nossa Senhora do Rosário, no Angola

Por Daniele Marzano

Publicado em 28 de julho de 2024 | 14:43

 
 
A cerimônia reuniu dezenas de congadeiros, músicos e fiéis A cerimônia reuniu dezenas de congadeiros, músicos e fiéis Foto: Daniele Marzano

Betim iniciou mais uma edição da sua tradicional Festa do Congado com o levantamento da Bandeira de Aviso, em frente à Igrejinha Nossa Senhora do Rosário, no coração da cidade, no fim da noite desse sábado (27). Esse evento, que acontece anualmente, marca o início das celebrações em homenagem à santa considerada protetora dos negros.

O levantamento da Bandeira de Aviso é um momento de grande simbolismo e devoção. A cerimônia reúne dezenas de congadeiros, músicos e fiéis, todos vestidos com trajes típicos coloridos, em um espetáculo de fé e cultura popular. Ao som de tambores, caixas, pandeiros e cantos tradicionais, a bandeira é erguida, anunciando o começo das festividades.

A Festa do Congado de Betim é considerada patrimônio cultural imaterial. Durante os festejos, que duram quase um mês, os grupos de congadeiros se apresentam em cortejos, danças e cantos, revivendo a história e mantendo viva a memória de seus ancestrais.

Neste ano, a programação da Festa do Congado inclui missas, novenas, vigílias e cortejos, a partir do dia 15 de agosto, culminando no descendimento da bandeira, programado para o dia 25 de agosto. A festa é um convite para a comunidade e visitantes se unirem em torno de uma celebração que transcende gerações, reforçando os laços de identidade e pertencimento.