Os betinenses terão um dia especial para contemplar gratuitamente filmes produzidos por artistas independentes e profissionais audiovisuais de Minas Gerais. É que será realizada neste domingo (18 de agosto), no Complexo Esportivo Riccardo Medioli, no bairro Jardim Teresópolis, em Betim, a segunda edição da Mostra Cine RMBH. O evento é gratuito e aberto ao público e vai contar com uma grande estrutura com telão inflável e sonorização de última geração.
A mostra começa às 19h, com a exibição de curtas metragens de cineastas da região metropolitana de Belo Horizonte. Já às 20h, começa a Mostra Minas, onde serão rodados filmes mineiros que se destacaram nos últimos cinco anos. Na segunda-feira (19 de agosto), o evento será fechado e vai exibir sessões de filmes infantis para os beneficiários do Instituto Árvore da Vida.
"A primeira edição da Mostra em Betim foi muito positiva. Foi realizada no espaço Dell'Art, na região Central de Betim. Como essa primeira experiência deu certo, decidimos voltar, mas, dessa vez, para contemplar o público da região do Teresópolis", explicou o idealizador do projeto, Rafael Aquino.
A diretora cinematográfica e produtora Pri Garcia é uma das artistas com raízes em Betim que terá seu curta-metragem "Fía" exibido na mostra. A obra, gravada em Betim e lançada em 2023, fala sobre ancestralidade, processos de cura que tecem com afeto as relações e a conexão espiritual entre mulheres, que podem ser profundas e significativas, transcendendo os laços biológicos e temporais.
"Sempre falei sobre ancestralidade nos meus trabalhos. A minha conexão com a arte vem da minha família e sempre alimentaram as minhas criações. 'Fía' é uma ‘carta’ de gratidão a minha avó, a minha mãe, a minha filha e a tantas outras que lutaram pra estar aqui hoje, realizando esse projeto incrível a convite da Seiva, produtora de São Paulo, e a Kodak, que acreditaram na possibilidade de trazer toda uma infraestrutura de cinema gigante pra Betim pra que eu pudesse realizar e dividir com o público um pouco da minha história", explica Pri Garcia.
O projeto, que também exibe trabalhos em Contagem, Ibirité, Mateus Leme, Sabará e Santa Luzia, é promovido pela Move Cultura, instituição sem fins lucrativos que atua na região metropolitana de Belo Horizonte e na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. O programa incentiva a cultura, o empreendedorismo negro, e auxilia na formação de jovens e adolescentes, além de promover atividades diversas para a terceira idade.
Dia 18 de agosto
Mostra RMBH: 19h
Do Observatório me Viram (direção: Thaís Silva e Giovanna Giovanini)
Onde Aprendo a Falar com o Vento (direção André Anastácio e Victor Dias)
Latitude-Zero (direção Ygor Gohan)
Fía (direção Pri Garcia)
Mostra Minas: 20h
República (direção Grace Passô)
Vitória (direção Ricardo Alves Junior)
A Luta das Auras (direção Marina Araújo)