espetáculo

Artista de Betim promove oficina gratuita de teatro de rua para estudantes do ensino médio

Iniciativa é voltada para alunos das regionais Alterosas, Vianópolis, Teresópolis, PTB e Icaivera; participantes também vão aprender a fazer máscaras teatrais

Por Kemileyn Freire

Publicado em 08 de agosto de 2024 | 19:13

 
 
Ação é voltada para estudantes da rede pública do ensino médio Ação é voltada para estudantes da rede pública do ensino médio Foto: Pri Garcia Fotografia/Divulgação

O ator e produtor cultural Raul Garcia está promovendo uma oficina de teatro de rua e máscaras teatrais na cidade. O projeto, que está sendo realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Noemi Gontijo, é voltado para estudantes do ensino médio da rede pública das regionais Alterosas, Vianópolis, Teresópolis, PTB e Icaivera. As inscrições vão até o dia 28 de agosto.

As aulas começam no dia 13 de agosto e vão até 29 de outubro. A oficina será realizada sempre nas terças e quintas-feiras, das 18h às 20h, no espaço Alma Dell’Art, localizado na rua Santos Dumont, 103, no bairro Angola, em Betim, atrás do ginásio poliesportivo. A ação foi idealizada por Raul e está sendo desenvolvida pelo Grupo Gambiarra, Trupe Tu com Tudo de Betim e o Grupo Psiu de Luz, com apoio do espaço cultural Alma Dell’Art, que cedeu um local para a realização das aulas.

O idealizador do projeto, o artista Raul Garcia, explica que a iniciativa visa oferecer um estudo adequado e acessível sobre teatro para os estudantes das regiões selecionadas. “Vamos promover uma capacitação de artistas de Betim dentro da própria cidade, acolhendo pessoas das comunidades que não possuem condições de pagar por um curso de teatro. Quando estudei teatro, as oficinas eram sempre fora da cidade, e nem todos tinham acesso. Então queremos fazer essa movimentação artística no setor teatral para a população daqui”, afirmou o ator.

Durante as aulas, os alunos vão aprender os fundamentos do teatro, com referências em grandes nomes do teatro, técnicas de interpretação e de improviso. Além disso, os participantes vão estudar sobre a construção dos personagens de uma peça, e farão a confecção das máscaras de cada personalidade. Ao final, os alunos vão realizar uma apresentação, mostrando tudo o que aprenderam na oficina. 

De acordo com Raul, 50% das vagas estão reservadas para mulheres e duas vagas são prioritárias para alunos com deficiência auditiva ou visual. Para auxiliar no acesso às oficinas, os alunos vão receber um vale-transporte com o valor equivalente ao tempo de oficina. Para se inscrever basta preencher o seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSemH-hPrzmxLO02aaAvYVWOhPmbIq4Q26Gcmq78RUtvpvfh7Q/viewform.

Caso as vagas não sejam preenchidas por estudantes do ensino médio da rede pública das regionais escolhidas até o dia 28 de agosto, o projeto irá abrir as oportunidades para outras regiões da cidade.