TRADIÇÃO

Motopoint celebra 20 anos com uma edição especial neste sábado (28)

Evento reúne amantes das motos e do rock and roll; evento será no estacionamento do poliesportivo, às 18h

Por Sara Lira

Publicado em 26 de setembro de 2024 | 23:51

 
 
Além de shows, edição especial terá homenagem e até ‘batismo’ de motociclista Além de shows, edição especial terá homenagem e até ‘batismo’ de motociclista Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação

O Betim Motopoint, evento que reúne amantes do motociclismo e também do rock and roll, completa 20 anos em setembro. Para celebrarem o aniversário, os organizadores do evento farão uma edição especial neste sábado (28). Como de costume, a festa ocorrerá no estacionamento do Ginásio Poliesportivo Divino Braga, das 18h às 23h, e vai contar com shows das bandas Pedaço de Papel, Jack Quest Júnior e Big Ones. A entrada será gratuita.

De acordo com um dos organizadores, Gerson Leonardo Canarim, o evento surgiu com a proposta de reunir os motociclistas da cidade. O primeiro ocorreu durante a comemoração de um ano do motoclube Calangos do Asfalto, em 2004, na avenida Belo Horizonte, no bairro Niterói. Além da paixão pelas duas rodas, o evento sempre trouxe shows de rock, com o objetivo de manter vivo esse estilo musical. 

“Depois, nos associamos a outros motoclubes, e o evento passou a ser anual”, conta. Por um período, o encontro foi realizado na Praça Milton Campos e em áreas privadas. Atualmente, ocorre todos os meses no estacionamento do poliesportivo. “Recebemos jovens, famílias, pessoas de diversas idades, além de motoclubes da Grande BH. É bem tranquilo e seguro, aberto para todos se divertirem”, completa.

O motorista Marcelo Reis, de 50 anos, integrante do motoclube Carrascos Estradeiros, participa desde o início do Motopoint. Para ele, o evento é sempre “um sucesso”. 

“Nesses encontros, nós reencontramos amigos, temos um bate-papo saudável, ouvimos boa música e fazemos novas amizades. Tenho certeza de que esta edição também será excelente”, afirmou Reis.


Segundo Canarim, atualmente seis motoclubes da cidade participam da organização por meio da Associação Betim Motopoint, que é sem fins lucrativos e tem um braço social: “Realizamos ações filantrópicas em prol de creches, asilos e outras entidades de Betim”.

Além dos tradicionais shows, estão previstos outros momentos nesta edição especial, como a homenagem a dois ex-frequentadores assíduos que faleceram, a comemoração de 21 anos do Calangos do Asfalto e o “batismo” de um novo integrante do motoclube, que receberá o brasão do grupo no colete, o que simboliza que é oficialmente aceito.

Conscientização

O Motopoint também trabalha duas campanhas. Uma delas é a “Cerol Não!”, que alerta sobre os perigos das linhas cortantes em pipas, que podem ferir gravemente, ou até matar motociclistas. A outra campanha é a “Zoeira? Tô Fora!”, que busca evitar o excesso de barulho durante o evento, proibindo tiros de escapamento e aceleração excessiva das motos a fim de garantir o bem-estar e a segurança de todos os presentes.