FESTIVAL GASTRONÔMICO

Saideira do Betiquim será no domingo (8), com show de San, ex-Sambô; ingressos já podem ser trocados

Evento também irá contar com show de Terça do Rock; festa irá revelar o prato vencedor

Por Sara Lira

Publicado em 04 de setembro de 2024 | 12:27

 
 
Cantor é reconhecido por fazer um crossover entre o rock e o samba Cantor é reconhecido por fazer um crossover entre o rock e o samba Foto: Divulgação

Falta pouco para ser conhecido o bar dono do melhor petisco de 2024. A revelação será durante a Saideira do Betiquim, que ocorre neste domingo (8), a partir do meio-dia, no estacionamento do Poliesportivo Divino Braga.

Além da presença dos bares participantes vendendo os pratos que concorrem ao título, o público também poderá curtir as atrações musicais da Terça do rock, e do cantor Sandami, conhecido como San, ex-vocalista do Sambô, em um palco 360°, a ser montado no meio do estacionamento.

San é reconhecido por fazer um crossover entre o rock e o samba, com uma apresentação que terá canções autorais inéditas da carreira solo e sucessos a frente do grupo Sambô.

A entrada é gratuita, mas os ingressos devem ser trocados previamente por 3kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá). Eles podem ser retirados nos seguintes locais: Casa da Cultura Josephina Bento (avenida Padre Osório Brada, 18, Centro), Bar do Renato (rua do Rosário, 503, na Praça do Óleo, Angola); sede do G10 Favelas (rua Augusto Severo, 197, perto da UBS Teresópolis) e Distribuidora Duarte (rua do Rosário, 390, Angola).

De acordo com o organizador do Betiquim, Renato Freitas, os três bares vencedores receberão vale-compras em supermercado e em uma loja de eletrônicos, além de um ano de sacolão grátis. Uma novidade deste ano é a votação do Melhor Garçom, feita pelo público durante o festival. O vencedor irá receber um salário mínimo, cortesia do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e região.

"A expectativa para a Saideira é a melhor possível. Em 2024 celebramos 20 anos de Betiquim, e são 20 anos ininterruptos - nem na pandemia nós paramos. Estou muito satisfeito com o resultado e, este ano em especial, estou muito satisfeito pessoalmente pois passei por um período difícil enfrentando um câncer. Achei que nem conseguiria fazer o Betiquim. Mas, não apenas consegui, como foi um sucesso", comemorou.

Balanço

Um destaque desta edição, ele explica, foi a volta do Circuito Sabor, que ocorreu nos 15 bares participantes a partir do dia 8 de agosto. Ao longo do mês, cerca de 40 mil pessoas participaram do festival, de acordo com Freitas.

O tema deste ano foi "Aqui tem história", retomando toda a trajetória do festival gastronômico, trazendo de volta, também, a eleição do Melhor Garçom e das Betimcats.