Na próxima semana, entre segunda-feira (20) e sábado (25), Betim recebe a primeira Cine Rural, uma mostra audiovisual que reunirá filmes de produtores mineiros, incluindo três da cidade: Elizabete Martins, Pri Garcia e Vinícius Martins.
O evento será itinerante: cada dia estará em um ponto da cidade, passando, no total, por seis regionais (veja a programação ao fim da matéria). Todos os dias a abertura será com três curtas: ‘Fía’, que reflete sobre o crescer e o amadurecer da vida; ‘A vida é coisa que segue’, que aborda a resiliência e o seguir em frente em meio às dificuldades; e ‘A grande pioneira’, que remonta um cenário urbano, mas ainda ligado às raízes. Em seguida, será exibido o longa ‘My name is Now, Elza Soares’, que conta a trajetória da cantora.
De acordo com uma das produtoras do evento, Lana Vilela, o nome remonta aos cinemas americanos antigos, onde os filmes eram projetados em espaço aberto. A diferença é que, na mostra, ele será exibido com uma Ford Rural no ambiente, para trazer uma memória.
Outro destaque do evento, ela continua, é a oficina de cinema pelo celular, aberta para pessoas de todas as idades, mas com prioridade para alunos do ensino médio. “As aulas ocorrerão todos os dias, 2 horas antes do início da programação. Não há necessidade de inscrição prévia”, explica Lana. Os filmes produzidos nas oficinas serão exibidos entre a mostra de curta e a de longa-metragem.
O evento também vai contar com acessibilidade. Durante as exibições haverá monitores para orientar pessoas com deficiência, idosos ou com mobilidade reduzida e, nas escolas, também haverá intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Sinais). Além disso, todos os filmes contam com legendas. E para dar aquele gostinho de cinema, o público também contará com distribuição gratuita de pipoca.
A mostra é realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, e tem o apoio da Prefeitura de Betim. Para Lana, o evento é uma forma de valorizar os produtores audiovisuais da cidade, e também incentivar a produção local.
“Temos cineastas reconhecidos e premiados, e é interessante trazer a juventude para esse cenário, para dar continuidade a esse trabalho. É importante a população se apropriar disso também e dar mais espaço para o cinema betinense”, salienta.
20/1: Centro - Praça do Encontro
21/1: Teresópolis - Escola Estadual Senador Teotônio Vilela (avenida Belo Horizonte, 475, Jardim Teresópolis)
22/1: PTB - Escola Municipal Edir Terezinha de Almeida Fagundes (avenida Padre Airton Freire de Lima, 180, Guanabara,)
23/1: Citrolândia - Escola Estadual Doutor Orestes Diniz (rua Antônio Luís Drumond, 200, Citrolândia)
24/1: Norte - Escola Municipal Maria Aracélia Alves (rua da Divisa, 90, Conjunto Habitacional Jalila Conceição Pedrosa)
25/1: Alterosas - Escola Municipal Isaura Coelho (rua Dom Afonso Henrique, 280, Jardim das Alterosas)
Programação:
18h: Recepção
18h30 às 19h10 - Sessão 1
Mostra de curta-metragens:
Fía
A Vida é Coisa que Segue
A Grande Pioneira
19h10 às 20h30 - Sessão 2
Mostra de longa-metragem:
My Name is Now, Elza Soares