PRÉ-CARNAVAL 2025

Prefeitura divulga lista dos blocos selecionados para a folia deste ano

Dos 16 aprovados, cinco são novatos; ao todo, 21 grupos disputaram uma vaga para os desfiles, que ocorrerão na Rua do Rosário, nos dias 22 e 23 de fevereiro

Por O TEMPO

Publicado em 21 de janeiro de 2025 | 21:30

 
 
Expectativa é que cerca de 20 mil pessoas compareçam à Rua do Rosário entre os dias 22 e 23 de fevereiro para prestigiar os desfiles dos blocos Expectativa é que cerca de 20 mil pessoas compareçam à Rua do Rosário entre os dias 22 e 23 de fevereiro para prestigiar os desfiles dos blocos Foto: Josilene Vieira/Arquivo O Tempo Betim

Saiu, na noite desta terça-feira (21 de janeiro), a lista dos 16 blocos contemplados com o auxílio financeiro para o Pré-Carnaval de Betim 2025. A folia será realizada nos dias 22 e 23 de fevereiro, na Rua do Rosário, na região Central da cidade. A seleção foi publicada na edição nº 3.062 do "Órgão Oficial". 

Os blocos que atingiram melhor pontuação, de acordo com os critérios estabelecidos no edital, são: Cueca do Avesso; Afoxé Balaio Geral; Diversidade - Bate o Leque; Intervalo; Sogoró; Óleo de Peroba; CAR - Virgens do Rodô; 10Organizados; MorangoMelo; Unidos do Dona Antônia; Pegada da Onça; Farofeiros; Timbashow; G10 Favelas; Uaixé; e Samba de Roda Entre Amigos. Dos 16 aprovados, cinco são novatos. 

Nesta edição, o valor do incentivo disponibilizado pela prefeitura para cada bloco está maior, R$ 10 mil. Em 2024, a verba era de R$ 9.000 por bloco. Puderam concorrer a esse recurso blocos originários de Betim, sem trio elétrico, que tenham em sua composição, no mínimo, 50 integrantes. Ao todo 21 blocos participaram do processo seletivo - o edital previa 16 vagas.

Critérios

As propostas foram avaliadas por uma comissão julgadora, e a pontuação foi atribuída conforme os critérios estabelecidos no edital - criatividade e estética dos abadás; tempo de existência do bloco; história de criação; bateria e harmonia, estandarte ou bandeira do bloco; apresentação de repertório; e, como mais uma novidade desta edição, o critério social - participação comprovada em ações sociais de qualquer natureza, tais como campanhas de solidariedade, atividades educativas, culturais ou ambientais. 

A secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro, enfatiza que a prioridade da comissão julgadora foi garantir a transparência em todas as etapas. Segundo ela, as avaliações seguiram rigorosamente os critérios descritos no edital, "garantindo que cada projeto fosse analisado de forma justa e imparcial". "Isso reforça nosso compromisso em promover um processo seletivo ético, que valoriza o esforço e a dedicação dos blocos carnavalescos, e fortalece a credibilidade de nosso pré-Carnaval”, ressalta Bruna, que acredita que a festa deva atrair mais de 20 mil foliões nos dois dias.

Para a gestora, o aumento do recurso para cada bloco e a inclusão do critério social foram importantes para tornar a festa mais enriquecida culturalmente e proporcionar melhor organização financeira para os blocos. "Todos esses esforços refletem o compromisso de valorizar e manter a tradição dessa festa que movimenta nossa cidade nos âmbitos econômico, social e cultural", finaliza Bruna Ribeiro.

Confira a lista dos blocos:

Cueca do Avesso;

Afoxé Balaio Geral;

Diversidade - Bate o Leque;

Intervalo;

Sogoró;

Óleo de Peroba;

CAR - Virgens do Rodô;

10Organizados;

MorangoMelo;

Unidos do Dona Antônia;

Pegada da Onça;

Farofeiros;

Timbashow;

G10 Favelas;

Uaixé;

Samba de Roda Entre Amigos.