A peça “Frida em Fragmentos e Passos” será exibida durante a 50ª Campanha de Popularização do Teatro e Dança, em Belo Horizonte. Em sua quinta versão, a apresentação promete encantar o público com uma narrativa profunda e envolvente sobre a vida da icônica Frida Kahlo.
Com sessões marcadas para os dias 13, 14, 20 e 21 de janeiro, às 20h, no Teatro de Bolso SESI Minas, a montagem é uma realização da Casulo Arte Cia de Teatro, com dramaturgia, direção e atuação de Bárbara Oliveira, e codireção de Gustavo Pedra. A companhia é composta por profissionais betinenses.
A peça, que estreou na campanha no ano anterior com todas as sessões esgotadas, apresenta uma nova roupagem em figurinos, cenário e roteiro. A narrativa utiliza fragmentos do diário de Frida e registros biográficos para explorar a vida da pintora além de sua imagem icônica. Dividida em cinco atos, a obra revela as múltiplas personalidades de Frida: a amiga imaginária, a madrinha (morte), a esposa e artista, e a criança Frieda, combinando teatro e dança para uma experiência cênica intensa e viva.
Bárbara Oliveira, atriz, dramaturga e diretora da peça tem mais de 12 anos dedicados ao estudo da vida e obra de Frida Kahlo. Neste trabalho, ela mescla suas três grandes paixões: poesia, teatro e dança, para contar essa poderosa história. “Frida é um sonho sonhado com coragem, construído e vivido por inteiro. E assim como ela, eu sou uma artista inquieta, e que tento transformar em arte a desordem do meu espírito. Após o sucesso com sessões esgotadas no ano passado, a expectativa é de que esta nova imersão artística surpreenda o público, destacando a responsabilidade e gratidão da artista por dirigir e atuar nesse espetáculo”, revela.
Segundo o produtor João Paulo Martins, a inspiração veio da fascinação de Bárbara Oliveira pela figura de Frida. “Ela estudou moda e ficou fascinada pela personagem. Após também se dedicar ao teatro, decidiu explorar Frida além das cores e imagens da cultura pop, mergulhando na complexidade da artista”, explicou.
A peça já foi apresentada em diversas cidades de Minas Gerais, incluindo Betim e Diamantina. Este ano, a apresentação traz uma proposta diferenciada que inclui bate-papos pós-espetáculo para uma maior conexão com o público.
Dramaturgia, direção e atuação: Bárbara Oliveira
Ator convidado: Gustavo Pedra
Direção coreográfica: Adriana Rezende
Produção executiva: João Paulo Martins
Datas: 13, 14, 20, 21 de janeiro.
Horário: 20h.
Local: Teatro de Bolso SESI Minas.
Endereço: rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia, Belo Horizonte.
Ingressos: R$ 25.
Venda: Postos do Sinparc (Pátio Savassi e Shopping Cidade) e no site Vá ao Teatro.