CAMINHÃO-CINEMA

Betim recebe Mostra de Cinema Infantojuvenil pelo Clima na próxima terça-feira

Sessão será ao ar livre e com entrada gratuita no Quintal da Casa da Cultura

Por O TEMPO


Publicado em 02 de outubro de 2025 | 09:00
 
 
Filme retrata a jornada de Jequi, um menino quilombola que defende as águas e os valores ancestrais

A população de Betim terá uma nova atração cultural na próxima terça-feira (7/10). O Quintal da Casa da Cultura Josephina Bento recebe a Mostra de Cinema Infantojuvenil pelo Clima – Telas Amigáveis, com a exibição do filme “A Mensagem de Jequi", de Igor Amin, às 18h30. A sessão vai acontecer no Cine Sada, um caminhão-cinema com tela integrada, ao ar livre e com entrada gratuita.

A programação também inclui oficinas educativas para os alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Sebastião Ferreira de Oliveira, no bairro Parque das Industrias. Nessa instituição, será produzido um curta-metragem pelo projeto, patrocinado pelo Grupo Sada. O filme será exibido em uma mostra de cinema em Diamantina, em dezembro, junto com outras produções realizadas em mais 16 cidades mineiras que também participam da iniciativa.

“A Mensagem de Jequi" conta a inspiradora jornada de um menino quilombola que se torna líder entre crianças e adultos ao defender as águas e os valores ancestrais de sua comunidade no Vale do Jequitinhonha.

O encontro propõe uma experiência divertida, sensível e educativa sobre as mudanças climáticas, além de estimular a criatividade e fortalecer o vínculo das crianças com o território onde vivem.

“A Mostra Telas Amigáveis é um projeto com foco na construção de identidades plurais das crianças envolvidas, em que elas possam usufruir de tecnologias criativas e acessíveis, desenvolver diversas habilidades emocionais, valorizar sua própria cultura e preservar nossa mãe natureza por meio da linguagem cinematográfica. Buscamos conscientizar sobre o uso benéfico das telas, mostrando como elas podem ser aliadas em atividades educativas e de lazer de forma saudável e criativa, ressignificando esses dispositivos”, afirma o diretor do Instituto Mundos e idealizador da mostra, Igor Amin.