‘EPIFANIA’

Revista em quadrinho de Betim será lançada em museu de BH

Projeto cultural aborda filosofia e psicologia de forma acessível para o público jovem

Por Lisley Alvarenga

Publicado em 27 de outubro de 2025 | 12:23

 
 
Aprovada pela Lei Cultural de Incentivo à Cultura Noemi Gontijo, a obra é a primeira produção do selo Anticomix Aprovada pela Lei Cultural de Incentivo à Cultura Noemi Gontijo, a obra é a primeira produção do selo Anticomix Foto: Giullia Hanna, Bianca Marçal e Arthur Pigs/Divulgação

Betim está prestes a ganhar destaque no mundo dos quadrinhos com o lançamento de "Epifania", uma revista em quadrinhos que traz temas de psicologia e filosofia para um público jovem, de maneira simples e envolvente. O evento de lançamento oficial do projeto cultural vai acontecer no sábado (1º/11), às 10h, no Museu da Moda de Belo Horizonte.  

Aprovada pela Lei Cultural de Incentivo à Cultura Noemi Gontijo, a obra é a primeira produção do selo Anticomix, criado por Victor Lopes, de Juatuba, e com coautoria da artista e agente cultural Giullia Hanna, de Betim. Juntos, eles criaram uma história que traduz temas complexos de psicologia, psicanálise e filosofia em narrativas de fácil compreensão para os jovens, usando o poder visual e narrativo dos quadrinhos. “Com ‘Epifania’, queremos ir além de contar uma história, queremos estimular a reflexão e o autoconhecimento”, disse Giullia.  

A revista traz entrevistas com o professor de epistemologia e filosofia da ciência Luiz Helvécio Marques Segundo, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), e Rodrigo Goes, especialista em clínica infantil, que foram adaptadas para os quadrinhos por Lucas Castro e Bianca Marçal. “O foco é dar voz a temas como saúde mental, pulsões humanas e os dilemas da sociedade atual, de um jeito que todo mundo consiga entender e se identificar”, salientou Victor Lopes. 

A revista já está sendo distribuída em algumas escolas e centros culturais, e no lançamento, 40 exemplares serão entregues em escolas de Betim. A distribuição será gratuita, com foco em locais como bibliotecas e eventos culturais, para que mais pessoas possam ter acesso ao conteúdo e começar a refletir sobre esses assuntos de uma forma diferente. 

Multiplataforma  

Além da revista, o projeto é transmídia, ou seja, ainda vai contar com a produção de um podcast e um curta-metragem. Já a segunda edição da revista está confirmada e deve ser lançada no segundo semestre de 2026.