Cerca de 3.000 pessoas são esperadas até as 20h deste domingo (16 de fevereiro) no primeiro Terê Folia, o esquenta de Carnaval da região do Teresópolis, promovido pelo projeto G10 Favelas.
A concentração teve início às 11h, no pavilhão da instituição, na rua Augusto Severo, no Jardim Teresópolis. Por volta das 15h, os foliões, comandandos pelo bloco carnavalesco G10 Favelas, seguiram até a avenida Duque de Caxias, esquina com a rua Vargem Grande, no mesmo bairro, onde foi montado um palco para a folia, que é um aquecimento para o CarnaBetim, o pré-Carnaval da cidade, marcado para o próximo fim de semana (22 e 23 de fevereiro).
“Nos anos 1980 e 1990, o Teresópolis tinha grandes Carnavais, e a gente quis reviver isso. O G10, apesar de ser um projeto mais focado em empreendedorismo social, acredita que a comunidade tenha que ter esses momentos de lazer, cultura e acesso”, frisou o presidente do projeto, George Sérgio.
A expectativa é que a estreia do festejo atraia famílias inteiras e já deixe o público no embalo da folia que ainda vem por aí.
“Nós, que já fazemos vários eventos sociais na comunidade e na região, resolvemos começar agora esse evento carnavalesco. Esperamos que este seja o primeiro de muitos. Queremos mostrar que a favela também sabe fazer bem-feito um bom evento”, afirmou o presidente do projeto, Iago Teixeira.
“Tem muita gente da comunidade que ainda não vai para o centro, mas estamos tentando desmitificar isso para chegar o momento em que todo mundo entenderá que a favela cabe em qualquer lugar”, completou Teixeira.
A atendente de educação infantil Nathália Cabral estava longe de casa para curtir o Terê Folia. Moradora do Citrolândia, ela fez questão de marcar presença na estreia da folia regional. “O Teresópolis é minha paixão. Já morei aqui, tenho muitos amigos na região e vim prestigiar esse evento que já está sendo um sucesso”, elogiou.