RITMO DE FESTA

Terê Folia esquenta os tambores para o CarnaBetim 2025

Evento busca democratizar a festa momesca e já aquecer os foliões para o pré-Carnaval da cidade

Por Iêva Tatiana
Publicado em 16 de fevereiro de 2025 | 17:48
 
 
Cerca de 3.000 pessoas são esperadas até as 20h deste domingo (16 de fevereiro)

Cerca de 3.000 pessoas são esperadas até as 20h deste domingo (16 de fevereiro) no primeiro Terê Folia, o esquenta de Carnaval da região do Teresópolis, promovido pelo projeto G10 Favelas.

A concentração teve início às 11h, no pavilhão da instituição, na rua Augusto Severo, no Jardim Teresópolis. Por volta das 15h, os foliões, comandandos pelo bloco carnavalesco G10 Favelas, seguiram até a avenida Duque de Caxias, esquina com a rua Vargem Grande, no mesmo bairro, onde foi montado um palco para a folia, que é um aquecimento para o CarnaBetim, o pré-Carnaval da cidade, marcado para o próximo fim de semana (22 e 23 de fevereiro).

“Nos anos 1980 e 1990, o Teresópolis tinha grandes Carnavais, e a gente quis reviver isso. O G10, apesar de ser um projeto mais focado em empreendedorismo social, acredita que a comunidade tenha que ter esses momentos de lazer, cultura e acesso”, frisou o presidente do projeto, George Sérgio.

A expectativa é que a estreia do festejo atraia famílias inteiras e já deixe o público no embalo da folia que ainda vem por aí.

“Nós, que já fazemos vários eventos sociais na comunidade e na região, resolvemos começar agora esse evento carnavalesco. Esperamos que este seja o primeiro de muitos. Queremos mostrar que a favela também sabe fazer bem-feito um bom evento”, afirmou o presidente do projeto, Iago Teixeira.

“Tem muita gente da comunidade que ainda não vai para o centro, mas estamos tentando desmitificar isso para chegar o momento em que todo mundo entenderá que a favela cabe em qualquer lugar”, completou Teixeira.

A atendente de educação infantil Nathália Cabral estava longe de casa para curtir o Terê Folia. Moradora do Citrolândia, ela fez questão de marcar presença na estreia da folia regional. “O Teresópolis é minha paixão. Já morei aqui, tenho muitos amigos na região e vim prestigiar esse evento que já está sendo um sucesso”, elogiou.