Vice-presidente da Academia Betinense de Letras, o escritor betinense Edson Brasil de Castro levará sua obra "Porã, a Turminha do T, e o Macaquinho Zeca" à Feira de Livros Infantis de Bolonha, na Itália, o maior evento do gênero no mundo, que acontecerá em 2 de abril.
Parte do projeto Pequenos Grandes Tesouros, da Editora Mágico de Oz, o livro aborda de forma sensível e educativa a inclusão e o respeito às diferenças, com destaque para crianças com características únicas, como o autismo.
Nesta nova aventura, Porã e seus amigos ajudam o macaquinho Zeca, um personagem com síndrome de Asperger, a encontrar acolhimento e apoio, enquanto promovem lições de empatia e amizade.
O texto, disponível em português e inglês, une sensibilidade literária a ilustrações cativantes, reforçando o compromisso com a educação inclusiva nos primeiros anos escolares.
Sem mencionar diretamente o nome da síndrome, o livro aborda de forma suave e envolvente o autismo, revelando como acolher, respeitar e apoiar amigos que pensam e sentem de jeitos únicos. Porã e sua turma são exemplos de amizade verdadeira, mostrando às crianças — e aos adultos — o valor de cada indivíduo e a beleza da inclusão.