ARTE AO AR LIVRE

Domingo na Praça leva cultura e lazer para famílias do bairro Laranjeiras

Evento gratuito na praça Adolfo Menezes dos Santos contará com apresentações artísticas e recreação infantil no dia 9

Por Marcio Antunes

Publicado em 03 de março de 2025 | 14:17

 
 
Projeto idealizado pela Associação do Bairro Filadélfia, conta com incentivo da Lei Aldir Blanc e apoio da prefeitura Projeto idealizado pela Associação do Bairro Filadélfia, conta com incentivo da Lei Aldir Blanc e apoio da prefeitura Foto: Divulgação

A praça Adolfo Menezes dos Santos, situada no bairro Laranjeiras, será transformada em um grande palco cultural neste domingo (9). O projeto Domingo na Praça, idealizado pela Associação do Bairro Filadélfia, com incentivo da Lei Aldir Blanc e apoio da prefeitura, chega ao local com uma programação gratuita recheada de atrações para todas as idades, e com tradução em libras, a Língua Brasileira de Sinais. 

As atividades terão início às 9h e prometem entreter o público com diversas apresentações. O evento contará com a presença de personagens infantis da Realize Produções, espetáculo circense da Trupe Tu com Tudo e um número especial de balé clássico apresentado pela bailarina e professora Larissa Cristina das Chagas Oliveira, do Balé Anjos da Dança.

Além disso, a programação inclui um show musical de Ellen Gomes de Souza e um recital de poesias com crianças, coordenado pela escritora e poetisa Fran Silva, integrante da Academia Betinense de Letras (Abel).

Valorização da cultura

O Domingo na Praça teve início em 2021, no bairro Filadélfia, sendo mantido de forma independente. Nos últimos dois anos, passou a contar com financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Noemi Gontijo, gerenciada pela Secretaria Municipal de Arte e Cultura. Agora, com o aporte da Lei Aldir Blanc, do governo federal, o projeto amplia seu alcance e leva suas atrações para diferentes regiões da cidade.

“O mais gratificante é ver a comunidade reunida para celebrar a cultura e ocupar os espaços públicos com arte e alegria”, destaca Francisca Silva, vice-presidente da associação organizadora.

Já o presidente do grupo, José Márcio Alves de Moura, o Márcio Jardineiro, reforça a importância da iniciativa: “Nosso propósito é democratizar o acesso à cultura e fortalecer os laços comunitários, levando música, dança, teatro e poesia para perto das pessoas”.