SUSTENTABILIDADE

Exposição 'Cores da Natureza' convida público a redescobrir as tintas naturais e o meio ambiente

Mostras gratuitas vão ocupar três espaços culturais da cidade entre abril e junho deste ano

Por Marcio Antunes

Publicado em 10 de abril de 2025 | 16:39

 
 
Mostra começa no Centro de Memória Luiz Verganin, na Colônia Santa Isabel, entre os dias 10 e 30 de abril Mostra começa no Centro de Memória Luiz Verganin, na Colônia Santa Isabel, entre os dias 10 e 30 de abril Foto: Carolina Miranda

A arte e o meio ambiente se encontram na exposição “Cores da Natureza”, que propõe ao público uma imersão nas origens da criação artística por meio de tintas naturais. Com entrada gratuita, a mostra estará em cartaz em três espaços culturais de Betim entre abril e junho de 2025. Ao todo, serão exibidas 15 obras no formato A3, criadas com pigmentos obtidos a partir de elementos como frutas, flores, raízes, carvão, sangue, rochas e folhas.

Mais do que valorizar a estética das cores extraídas da terra e da natureza, a proposta do projeto é despertar no visitante uma reflexão sobre a beleza do meio ambiente e sua capacidade de nos inspirar e oferecer alternativas sustentáveis para a criação artística. "Queremos que as pessoas reflitam sobre a beleza natural e se sintam motivadas a explorar a criação de tintas naturais por conta própria", disse Ilmara de Brito. O uso de pigmentos naturais também é destacado por sua importância para a saúde, criatividade e educação ambiental.

A exposição será apresentada em três regionais da cidade. A primeira etapa ocorre no Centro de Memória Luiz Verganin – Museu da Hanseníase, em Citrolândia, entre os dias 10 e 30 de abril. Em seguida, as obras seguem para a Casa da Cultura Josephina Bento, no centro, onde ficarão de 1º a 20 de maio. Por fim, o encerramento será na Casa Cultural Dona Antônia, na região Norte, com visitação de 21 de maio a 11 de junho.

O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc em 2024 e reúne artistas autodidatas com experiência em ações culturais viabilizadas por leis de incentivo. Entre os expositores estão Saulo Silva de Brito, artista plástico e empreendedor cultural; Ilmara Silva de Brito, professora de pintura e artesanato; e Lucimary Silveira Toledo, artista plástica e educadora.

Embora nesta edição a mostra não inclua oficinas práticas, o projeto busca instigar a curiosidade do público sobre os processos de produção de tintas a partir de recursos naturais — uma forma de arte que dialoga diretamente com a sustentabilidade e o cuidado com o planeta.

Serviço
Exposição “Cores da Natureza” – Entrada gratuita

10/04 a 30/04 – Centro de Memória Luiz Verganin (Colônia Santa Isabel)
01/05 a 20/05 – Casa de Cultura Josephina Bento (Centro)
21/05 a 11/06 – Casa Cultural Dona Antônia (Região Norte)
Visitação em horário comercial