A Praça do Encontro será o cenário, neste sábado (5 de abril), às 19h30, para a apresentação de encerramento do projeto “Brasileirinho”. A iniciativa foi viabilizada pelo edital de maio de 2024 da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Noemi Gontijo, promovida pela Prefeitura de Betim. O evento é aberto ao público, e a entrada é gratuita.
Criado pelo músico betinense Robert Vinícius, o projeto teve como propósito tornar o aprendizado do cavaquinho mais acessível, oferecendo aulas gratuitas para os moradores da cidade interessados no instrumento.
Com um total de 16 participantes de diferentes faixas etárias, as aulas começaram em novembro de 2024, organizadas em grupos conforme a idade e o nível de experiência dos alunos.
Robert Vinícius conta que a relação dele com o samba vem de família. "Na década de 90, a minha avó foi dona de bares de samba, e os principais cavaquinistas de Betim nessa época foram alunos do meu pai. Como cavaquinista profissional, percebo que não temos muitos instrumentistas de cordas, especificamente de cavaquinho, na cidade. Me propus, então, a difundir mais conhecimento, sobretudo às gerações mais novas. Foram meses muito bacanas com os alunos, que evoluíram muito, alguns partiram do zero mesmo. E, para selar esse projeto, preparamos uma apresentação especial com sucessos como 'Seu Balancê', de Zeca Pagodinho, 'Coisa de Pele', de Jorge Aragão, e 'Talvez', do grupo Revelação”, explica.