O público de Betim terá a oportunidade de embarcar em uma jornada mágica e divertida com o espetáculo "A Guardiã das Histórias e o Reino de Literária", que terá duas apresentações gratuitas no dia 12 de abril, no Espaço Cultural DellArt. Com texto original de Nana e protagonizado pela atriz Hanna Roberta da Silva Maria, uma mulher trans, a peça é uma comédia infantojuvenil que incentiva a leitura de forma leve e encantadora. O projeto viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc contará com intérpretes de Libras para tornar a apresentação ainda mais inclusiva.
"O espetáculo foi pensado para promover o incentivo à leitura em meio a tempos tão digitais", destaca Nana, que além de autora do texto original, atua como narradora e inspetora na peça. "No espetáculo, eu relato os momentos de troca de cena para contextualizar o público. Foi um processo de criação muito divertido. Mergulhamos numa atmosfera medieval para construir os figurinos e, como é uma comédia infantil, demos um toque de cor nas perucas e acessórios. Graças à direção única do Rich Leão, as personagens ganharam uma identidade maravilhosa que promete divertir todo o público”, apontou.
Para Hanna, dar vida à Guardiã é um marco em sua carreira. "Ter esse protagonismo me deixou muito feliz, afinal, eu sou uma mulher trans e estou inserida na arte voltada para o público infantil", afirma a atriz.
Com relação ao impacto de leis de incentivo em obras como a que ela protagoniza, Hanna contou que, para ela, "a arte é um instrumento que envolve conhecimento, diversão e reflexão, e ter esse incentivo à cultura no município é de extrema importância para que as pessoas consumam arte. Estou ansiosa para estar no palco com meu primeiro protagonismo”, revelou.
As sessões estão marcadas para às 18h e 20h, e os ingressos podem ser reservados gratuitamente pela plataforma Sympla.
"A Guardiã das Histórias e o Reino de Literária"
Local: Espaço Cultural DellArt
Endereço: rua Santos Dumont, 103, Angola.
Sessões: 18h e 20h.
Reserva de ingressos: Sympla
Guardiã: Hanna Fernandes
Narradora / Inspetora: Nana
Adaptação de texto e direção: Rich Leão
Assistente de produção: Malu Reis
Assistente de elenco: Evandro da Costa
Fotografia: Tiago Marques
Som e iluminação: Raul Garcia
Intérprete de Libras: Jascyleine Guedes
Maquiagem: Bárbara Borges
Identidade visual: Brenibis estúdio
Texto original, figurino e cenografia: Nana