SOLIDARIEDADE

Filme sobre câncer será exibido em sessão especial para mulheres em tratamento em Betim

Exibição de “Câncer com Ascendente em Virgem” será no dia 21, no cinema do Monte Carmo Shopping

Por Marcio Antunes
Publicado em 13 de maio de 2025 | 15:56
 
 
Ação é destinada a cerca de 200 pacientes acompanhados pelas instituições e convidados

O cinema do Monte Carmo Shopping, em Betim, receberá no próximo dia 21 de maio uma exibição do filme Câncer com Ascendente em Virgem, voltada exclusivamente para mulheres em tratamento contra o câncer. A sessão começa às 18h30 e é uma iniciativa do Ministério Na Sala de Espera, em parceria com a Organização Regional de Combate ao Câncer (Orcca).

A ação é destinada a cerca de 200 pacientes acompanhados pelas instituições e convidados. Além da exibição do filme — que não está mais em cartaz nos cinemas —, as participantes também receberão pipoca e suco gratuitamente.

“Conseguimos com o shopping que eles passassem o filme apenas para os pacientes que a gente acompanha e convidados. Vai ser bem legal. A ideia é oferecer acolhimento e representatividade por meio da arte”, contou a gestora do Ministério Na Sala de Espera, Priscila Campos.

Priscila, que também convive com um câncer metastático, criou o ministério como um projeto de inserção social e empreendedorismo. Ela realiza visitas a pacientes em casa ou hospitalizados, e oferece ajuda financeira por meio da venda de seus livros — Na Sala de Espera e No Campo dos Girassois — com repasse de parte do valor para mulheres fora do mercado de trabalho.

“Finalmente o cenário oncológico ganha voz com o filme. Pela primeira vez, o cinema brasileiro aborda o câncer de uma forma com a qual realmente nos identificamos. Como paciente metastática, acredito que essa obra será um marco. Ela representa, acolhe, emociona e faz história nos corações de quem vive essa realidade”, disse Priscila.


Sobre o filme

Dirigido por Rosane Svartman e com roteiro de Suzana Pires, “Câncer com Ascendente em Virgem” conta a história de Clara (interpretada por Suzana Pires), uma professora e influenciadora digital que recebe o diagnóstico de câncer de mama. Ao longo do tratamento, Clara enfrenta medos, mudanças e se reconecta com sua filha, sua mãe e suas amigas.

O longa é classificado para maiores de 14 anos e aborda a doença com sensibilidade, humor e profundidade emocional.