O cinema do Monte Carmo Shopping, em Betim, receberá no próximo dia 21 de maio uma exibição do filme Câncer com Ascendente em Virgem, voltada exclusivamente para mulheres em tratamento contra o câncer. A sessão começa às 18h30 e é uma iniciativa do Ministério Na Sala de Espera, em parceria com a Organização Regional de Combate ao Câncer (Orcca).
A ação é destinada a cerca de 200 pacientes acompanhados pelas instituições e convidados. Além da exibição do filme — que não está mais em cartaz nos cinemas —, as participantes também receberão pipoca e suco gratuitamente.
“Conseguimos com o shopping que eles passassem o filme apenas para os pacientes que a gente acompanha e convidados. Vai ser bem legal. A ideia é oferecer acolhimento e representatividade por meio da arte”, contou a gestora do Ministério Na Sala de Espera, Priscila Campos.
Priscila, que também convive com um câncer metastático, criou o ministério como um projeto de inserção social e empreendedorismo. Ela realiza visitas a pacientes em casa ou hospitalizados, e oferece ajuda financeira por meio da venda de seus livros — Na Sala de Espera e No Campo dos Girassois — com repasse de parte do valor para mulheres fora do mercado de trabalho.
“Finalmente o cenário oncológico ganha voz com o filme. Pela primeira vez, o cinema brasileiro aborda o câncer de uma forma com a qual realmente nos identificamos. Como paciente metastática, acredito que essa obra será um marco. Ela representa, acolhe, emociona e faz história nos corações de quem vive essa realidade”, disse Priscila.
Dirigido por Rosane Svartman e com roteiro de Suzana Pires, “Câncer com Ascendente em Virgem” conta a história de Clara (interpretada por Suzana Pires), uma professora e influenciadora digital que recebe o diagnóstico de câncer de mama. Ao longo do tratamento, Clara enfrenta medos, mudanças e se reconecta com sua filha, sua mãe e suas amigas.
O longa é classificado para maiores de 14 anos e aborda a doença com sensibilidade, humor e profundidade emocional.