A partir desta sexta-feira (23), Betim recebe três projetos culturais: a exposição de artesanato “Congada Uma Cultura Dançante”, o projeto “Brincadeiras de Rua”, e o espetáculo “Piratas do Caribe”. Todos foram contemplados com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura Aldir Blanc em 2024.
Entre os dias 23 de maio e 23 de junho, o Monte Carmo Shopping expõe o artesanato “Congada: Uma Cultura Dançante”. No piso térreo, ocupando a vitrine da loja nº 1045, a mostra homenageia a rica tradição do congado, uma das manifestações culturais e religiosas mais simbólicas da cidade, tradicionalmente realizada na Colônia Santa Isabel e na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
A betinense Raquel Larissa e Rita de Cássia, natural de Laidinha (MG), são as artesãs que assinam as obras feitas em biscuit. Juntas, elas traduzem em detalhes delicados e expressivos a beleza da cultura popular e da espiritualidade afro-brasileira presentes no congado.
No domingo (25), "Brincadeiras de Rua" ocupa o Complexo Esportivo Ricardo Medioli (rua Dulce Brandão, 52, Jardim Teresópolis), das 9h às 11h. O projeto irá promover uma manhã de atividades voltadas ao resgate de brincadeiras tradicionais, como cabo de guerra, corrida de saco e queimada.
Já no próximo sábado (31), "Piratas do Caribe" chega, às 19h, no Teatro Municipal Newton Amaral Franco. Idealizado pela betinense e bailarina Vanessa Alves, o espetáculo é inspirado nos filmes da Disney e em histórias das grandes navegações.
Para assistir à apresentação, os interessados podem retirar o ingresso gratuito, a partir desta sexta-feira (23), das 9h às 18h, na Loja Dançart – Artigos de Dança (rua Nicolau Alves de Melo, 119, Centro).