Uma série de oficinas para criação de velas artesanais começaram a ser realizadas nesta quinta-feira (8 de maio), em Betim. O projeto “Luz e Tom Arte em Velas” ensina, gratuitamente, sobre a fazer o produto de forma sustentável e também temático. A iniciativa, idealizada pelas artistas plásticas betinenses Giani Alves e Gilcilaine Morais, é contemplada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura Noemi Gontijo.
“Nossa proposta é atrair o público e também promover uma fonte alternativa de renda. Além disso, a pessoa pode fazer a oficina para fins pessoais, caso queira decorar a casa com sua própria personalidade”, explicou Giani.
A primeira oficina foi ministrada na Gerência Regional Citrolândia. As próximas serão na Casa da Cultura Josephina Bento, no Centro; no Espaço Pé de Artista, no Taquaril; e na Igreja Santa Edwiges, no Brasileia.
Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode participar das aulas. As inscrições são feitas pela internet por meio de formulário eletrônico (clique aqui).
Além das velas tradicionais, utilizando parafina, os participantes também vão aprender a fazer velas com mel e reutilizando potes de vidro que tenham em casa.
Após as oficinas, os produtos oferecidos serão doados para as entidades que receberam as aulas. Os alunos receberão um brinde surpresa ao fim do curso.
“Estamos buscando construir conhecimento de uma forma que leve saúde mental para as pessoas, porque é um produto que traz bem-estar”, destacou a artista plástica Giani, que trabalha com produção de velas artesanais há cerca de 10 anos.
Data: 8/5
Endereço: Gerência Regional Citrolândia (rua Antônio Luiz Drumond, 200, Citrolândia)
Horário: 16h
Data: 9/5
Endereço: Casa da Cultura Josephina Bento (rua Padre Osório de Oliveira Braga, 120, Centro)
Horário: 19h
Data: 10/5
Endereço: Espaço Pé de Artista (avenida Chico Mendes, 1380, Taquaril)
Horário: 16h
Data: 13/5
Endereço: Igreja Santa Edwiges (rua Guaporé, 60, Brasileia)
Horário: 14h