CONCLUSÃO

Projeto teatral sai de cena com cerimônia de formatura

Cerca de 30 crianças participaram das oficinas ministradas gratuitamente ao longo de quatro meses

Por Iêva Tatiana

Publicado em 07 de maio de 2025 | 18:10

 
 
Iniciativa foi idealizada pela atriz e professora betinense Ellen Velute Iniciativa foi idealizada pela atriz e professora betinense Ellen Velute Foto: Divulgação

Após quatro meses de oficinas gratuitas de teatro - dois deles na regional PTB e outros dois na Norte -, o projeto O Mundo Mágico do Teatro sai de cena com uma cerimônia de encerramento para fechar as cortinas com chave de ouro. Nesta quinta-feira (8 de maio), os 33 alunos vão encenar uma peça criada por eles mesmos, abordando a importância da preservação dos animais das florestas em um enredo de suspense.

O evento de conclusão das oficinas - restrito a alunos e familiares - ocorrerá na Creche Emílio Máfia Gomes (rua Divinópolis, 35, no bairro Homero Gil). A programação inclui a participação do palhaço Cacareco e a entrega de certificados.

A cerimônia contará ainda com a encenação da obra “Qual é a Cor do Amor?”, baseada na literatura da autora Linda Strachan, que retrata as cores, a importância e a beleza do amor. 

A iniciativa

O projeto foi idealizado pela atriz e professora betinense Ellen Velute e viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura Noemi Gontijo. Cada oficina teve oito aulas ministradas para crianças com idades entre 7 e 11 anos. Foram abordados temas como introdução a história do teatro; o teatro de diferentes formas (mágica, circo e cinema); jogos teatrais (fala, dicção, expressão, memorização, voz e corpo); dramatizações de pequenas histórias; construção de personagens; manipulação de fantoches; construção de fantoches; e recontos de histórias por meio da manipulação de bonecos.

“Foi uma experiência mágica e encantadora, pois pude levar meu conhecimento e experiência para os pequenos, de maneira lúdica e prazerosa, e ver o brilho nos olhos e a vontade de apresentar. Os comentários sobre quererem continuar fazendo teatro foram únicos. Uma troca muito gostosa”, afirma Ellen.

Segundo ela, a expectativa é que a iniciativa seja mantida como um projeto social, pleiteando mais recursos pela lei de incentivo, ou até mesmo particular, a partir de julho. “As informações serão disponibilizadas no Instagram @omundomagicodoteatro”, adianta a professora.