Após quatro meses de oficinas gratuitas de teatro - dois deles na regional PTB e outros dois na Norte -, o projeto O Mundo Mágico do Teatro sai de cena com uma cerimônia de encerramento para fechar as cortinas com chave de ouro. Nesta quinta-feira (8 de maio), os 33 alunos vão encenar uma peça criada por eles mesmos, abordando a importância da preservação dos animais das florestas em um enredo de suspense.
O evento de conclusão das oficinas - restrito a alunos e familiares - ocorrerá na Creche Emílio Máfia Gomes (rua Divinópolis, 35, no bairro Homero Gil). A programação inclui a participação do palhaço Cacareco e a entrega de certificados.
A cerimônia contará ainda com a encenação da obra “Qual é a Cor do Amor?”, baseada na literatura da autora Linda Strachan, que retrata as cores, a importância e a beleza do amor.
O projeto foi idealizado pela atriz e professora betinense Ellen Velute e viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura Noemi Gontijo. Cada oficina teve oito aulas ministradas para crianças com idades entre 7 e 11 anos. Foram abordados temas como introdução a história do teatro; o teatro de diferentes formas (mágica, circo e cinema); jogos teatrais (fala, dicção, expressão, memorização, voz e corpo); dramatizações de pequenas histórias; construção de personagens; manipulação de fantoches; construção de fantoches; e recontos de histórias por meio da manipulação de bonecos.
“Foi uma experiência mágica e encantadora, pois pude levar meu conhecimento e experiência para os pequenos, de maneira lúdica e prazerosa, e ver o brilho nos olhos e a vontade de apresentar. Os comentários sobre quererem continuar fazendo teatro foram únicos. Uma troca muito gostosa”, afirma Ellen.
Segundo ela, a expectativa é que a iniciativa seja mantida como um projeto social, pleiteando mais recursos pela lei de incentivo, ou até mesmo particular, a partir de julho. “As informações serão disponibilizadas no Instagram @omundomagicodoteatro”, adianta a professora.