O artista betinense Marcos Siqueira participa da exposição “Finca-Pé: Estórias da terra”, do brasiliense Antonio Obá, que chega ao Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte neste mês. A partir da próxima quarta-feira (25), a mostra estará em cartaz, com entrada gratuita, e fica até 1°de setembro.
Reunindo mais de 50 obras, a exposição propõe um mergulho nas experimentações dos artistas sobre a relação entre o corpo, o território e a permanência. Marcos, por meio de pinturas com pigmentos naturais sobre madeira, com matéria extraída diretamente da terra, evoca cenas da infância, do cotidiano rural e da ancestralidade.
Marcos revela a alegria e a honra em participar dessa exposição como artista convidado e tendo seus trabalhos sendo expostos no CCBB BH. "É um momento muito importante na minha carreira, que traz visibilidade em um lugar que possui relevância culturalmente e historicamente no estado de Minas Gerais. Poder fazer história nesse espaço é muito prazeroso como artista e como pessoa", afirma o artista.
Desta forma, os trabalhos do artista betinense, que hoje vive na Serra do Cipó, estabelecem um diálogo direto com os temas centrais de Antonio Obá, expandindo a mostra para um campo poético em que a terra é tanto matéria quanto memória. O conjunto de obras inclui desenhos em técnicas variadas, pinturas, instalação, cadernos de Antônio Obá e o filme-performance Encantado, que convida o público a refletir sobre símbolos e rituais, principalmente ligados a práticas espirituais e religiosas.
A exposição é de curadoria de Fabiana Lopes, e o título da mostra “Finca-Pé: Estórias da terra” remete ao gesto de fincar os pés no chão como atitude de resistência e existência. As obras são inspiradas na figura do peregrino, que caminha para cumprir uma promessa e transforma essa jornada em uma experiência visual e sensorial.
O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.
Exposição: “Finca-Pé: Estórias da terra”, de Antonio Obá, com participação de Marcos Siqueira
Visitação: 25 de junho a 1° de setembro de 2025
Local: Galerias do Térreo - Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Belo Horizonte (Praça da Liberdade, 450, no Funcionários, em Belo Horizonte)
Funcionamento: quarta a segunda, das 10h às 22h
Entrada gratuita mediante retirada de ingresso pelo site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria do CCBB BH