ACOLHIMENTO

Espetáculo solo de atriz betinense leva mensagem de inclusão a três escolas públicas

Mila Xaves retorna aos palcos com peça “O Mundo é Colorido: Uma Jornada de Inclusão”, que chega aos estudantes dos bairros Vianópolis, Centro e Alterosas

Por Marcio Antunes
Publicado em 20 de junho de 2025 | 09:00
 
 
No monólogo, Mila interpreta e narra histórias que tratam de amizade, respeito às diferenças e autoestima

A atriz Mila Xaves, betinense com mais de duas décadas de carreira na TV, no cinema e no teatro, volta à cena na cidade onde cresceu. Nos dias 24 e 25 de junho ela apresenta, gratuitamente, o espetáculo infantojuvenil “O Mundo é Colorido: Uma Jornada de Inclusão” em três escolas da rede municipal: E.M. Desembargador Souza Lima (Vianópolis), E.M. Clóvis Salgado (Centro) e E.M. Isaura Coelho (Alterosas). As sessões são exclusivas para os alunos e integram projeto contemplado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura Noemi Gontijo.

Com passagem por montagens como "A Casa de Bernarda Alba", apresentada em teatros do Rio de Janeiro e em festivais de teatro de Minas Gerais, e "Duas Mulheres Baixas", espetáculo encenado no Teatro do Net e também disponível no YouTube, Mila Xaves coleciona papéis engajados. Mais recentemente, participou da série “Impuros”, exibida em plataformas de streaming, e foi idealizadora do projeto “TEA‑tro”, que ofereceu oficinas de teatro para crianças e adolescentes autistas de Betim.

No monólogo, Mila interpreta e narra histórias que tratam de amizade, respeito às diferenças e autoestima. Com cenário multicolorido e linguagem leve, a montagem convida crianças e adolescentes a refletir sobre empatia e diversidade. “Voltar aos palcos depois da maternidade e, sobretudo, estrear na minha cidade é abraçar a minha trajetória. Quero plantar sementinhas de empatia em cada espectador”, diz a atriz, que recentemente participou da série “Impuros” e coordenou o projeto “TEA‑tro”, voltado a jovens autistas.

Segundo a produção, o roteiro foi construído a partir de depoimentos de professores e famílias sobre desafios de inclusão no ambiente escolar. A iniciativa prevê bate‑papo pós‑peça com alunos e educadores para discutir temas abordados em cena. Cada unidade receberá material pedagógico para desdobrar o conteúdo em sala.

As apresentações começam na próxima terça‑feira (24) na região Centro, seguem na quarta-feira (25) nas regiões Alterosas e Vianópolis.  As apresentações serão pela manhã. 

O Mundo é Colorido: Uma Jornada de Inclusão

* Terça-feira (24 de junho) – E.M. Clóvis Salgado (manhã)

* Quarta-feira (25 de junho) – E.M. Isaura Coelho (manhã) / E.M. Desembargador Souza Lima (tarde). 

Entrada: gratuita e exclusiva para alunos das escolas anfitriãs

Realização: Mila Xaves Produções – apoio Lei Noemi Gontijo