VISIBILIDADE

Betim celebra o orgulho LGBTQIA+ com a 11ª Semana da Diversidade

Programação segue até 30 de julho com espetáculos, rodas de conversa, oficinas, homenagens, seminário e a tradicional Parada do Orgulho LGBTQIA+

Por Marcio Antunes


Publicado em 17 de julho de 2025 | 19:38
 
 
Ponto alto será no domingo (27), com a 21ª Parada do Orgulho LGBTQIA+, com desfile pela avenida Edmeia Matos Lazzarotti

Betim será palco, até o dia 30 de julho, da 11ª Semana da Diversidade, uma mobilização cultural e política em prol dos direitos da população LGBTQIA+. Com o tema “Envelhecer com dignidade, saúde e amor”, a programação deste ano reúne atividades gratuitas variadas até dia 30.

A abertura oficial será nesta na sexta-feira (18), às 18h, com o espetáculo “Meu Tio é Tia”, reconhecido nacionalmente por seu protagonismo na cena LGBTQIA+. “Estamos preparando tudo com muito carinho e responsabilidade, ao lado da Prefeitura e de vários parceiros. A Semana é feita por muitas mãos, com artistas, barraqueiros, voluntários e produtores culturais. A expectativa é de um evento bonito, seguro e com a cara da nossa luta”, afirma Adelson Coelho, coordenador da Parada.

Programação variada

A 11ª Semana da Diversidade contará, na segunda-feira (21), com ações de saúde e prevenção na praça do Ceabe; na quinta (24), a 13ª edição do Prêmio Direitos Humanos LGBTQIA+ homenageará personalidades que atuam pela diversidade; e na sexta (25), o CPC Frei Chico recebe a peça “Dois de Paus”, com sessões gratuitas mediante doação de alimentos não perecíveis. 

O ponto alto será no domingo (27), com a 21ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ e o Concurso Miss e Mister Gay e Miss Trans da cidade, com desfile pela avenida Edmeia Matos Lazzarotti.

O encerramento será na quarta-feira (30), com o 3º Seminário de Políticas Públicas para a População LGBTQIA+, às 8h30, no auditório do Centro Administrativo. O evento é voltado à capacitação de profissionais da rede pública para um atendimento mais qualificado e humanizado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla.

Para Leônidas Ferraz, presidenta de honra do movimento organizado LGBTQIAPN+ de Betim, a edição deste ano tem um significado especial. “Convidamos a cidade a refletir sobre o envelhecimento LGBTQIA+ com dignidade, saúde e amor. É hora de valorizar nossas trajetórias, de ouvir as histórias e de reafirmar o direito de envelhecer com orgulho. É um espaço de escuta, afeto e resistência.”

A realização da Semana da Diversidade é do Movimento Organizado LGBTQIA+ de Betim, em parceria com a prefeitura, por meio da Superintendência de Igualdade.