Nesta sexta-feira (25/7), a praça do Jardim Brasília, em Betim, será palco de uma edição histórica da Batalha JotaB. O evento comemora dois anos com uma festa junina de rua recheada de atrações culturais e, de quebra, sedia uma das pré-seletivas oficiais do Duelo de MCs Nacional 2025 — o maior campeonato de rimas do país, promovido pelo coletivo Família de Rua.
A pré-seletiva seguirá todas as regras oficiais do Duelo Nacional: serão batalhas no formato tradicional com dois rounds de 45 segundos e o terceiro round bate-volta, com jurados técnicos e voto do público. O evento terá ainda shows, DJs, grafite, comidas típicas e diversas atrações culturais. A programação será especial, com ambientação temática e estrutura adequada para receber o público, que, nas edições passadas, chegou a reunir cerca de 100 pessoas.
Além de abrir espaço para a cultura periférica, a edição desta sexta-feira tem um significado especial para quem vive a cena. “A importância deste evento na vida de um jovem, de uma pessoa, é a transformação que o hip hop faz. Para quem não sabe, é ritmo e poesia, e as pessoas que vão voltam de lá imensamente felizes com gosto de quero mais”, destaca o MC Theu Alvez, um dos organizadores.
Bastian Lucas Julião Araújo, 15 anos, o Luquinha MC, reforça o papel social da iniciativa: “A Batalha JotaB está sempre acolhendo diversos MCs, sempre ajudando as pessoas. Ano passado nós fizemos uma intervenção escolar e, neste ano, já temos dois alunos batalhando com a gente”.
O vencedor da batalha garante vaga na seletiva estadual de Minas Gerais, que leva MCs à final nacional, em Belo Horizonte, nos dias 22 e 23 de novembro.
O evento acontecerá na praça do bairro Jardim Brasília, começando às 18h, com entrada gratuita e conta com o apoio da Superintendência de Juventude, ligada à Secretaria-Geral da Prefeitura de Betim, e da Batalha da Jabu, de Contagem.