Betim se prepara para viver um domingo que a Associação Comunidade LGBTQIA+ promete ser colorido e inclusivo. A cidade recebe, neste dia 27, a 21ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+. A expectativa é reunir cerca de 20 mil pessoas no estacionamento do Ginásio Poliesportivo Divino Braga, onde as atividades terão início às 12h com a concentração.
A programação começa com os tradicionais concursos Miss e Mister Gay, além da segunda edição do Miss Trans. Os desfiles e as coroações das candidatas e dos candidatos serão realizados até as 14h. Em seguida, o palco recebe artistas regionais que vão apresentar shows musicais, performances de drag queens e apresentações de dança, em uma mistura de arte, militância e celebração.
Um dos momentos mais simbólicos do dia está marcado para as 16h, quando tem início o tradicional desfile ao longo da avenida Edmeia Matos Lazzarotti. O cortejo colorido e com mensagens de orgulho, respeito e resistência percorrerá a via, convidando a população a ocupar o espaço público em defesa de uma sociedade mais justa e inclusiva.
“O evento é, acima de tudo, um ato político, social e democrático. Mais do que uma celebração, a parada é uma manifestação potente de resistência e afirmação de direitos. É nesse espaço que reivindicamos visibilidade, respeito e políticas públicas que garantam dignidade para a nossa comunidade”, afirma Leônidas Ferraz, presidenta de honra do movimento LGBTQIA+ de Betim.
Ela destaca que o tema deste ano ressalta a importância da luta por um futuro mais digno para todos: “Neste ano, celebramos a força da nossa ancestralidade e a luta contínua por um futuro onde todas as pessoas LGBTQIA+ possam envelhecer com saúde, amor e dignidade. Cada passo dado na avenida é também um passo rumo a uma sociedade mais inclusiva.”
Após o retorno do desfile ao poliesportivo, às 19h, a banda Four 4 encerra a noite com um show especial que promete levantar o público. “O encerramento da programação será em grande estilo, com musica, e com a alegria que a nossa parada proporciona para todos”, completa Leônidas.
O coordenador da parada, Adelson Coelho, reforça o convite. “O espaço foi preparado para receber a todos com muito carinho. Teremos uma área de lazer para as crianças, praça de alimentação, além dos shows. Neste ano, a novidade será o concurso Miss e Mister Gay e o Miss Trans no mesmo dia da parada, otimizando esforços e recursos com essa mudança”, conta.
Núcleo de referência à saúde
Nesta sexta-feira (25), às 9h, será entregue oficialmente o novo espaço físico do Núcleo de Referência à Saúde LGBTQIA+, que agora conta com estrutura própria dentro do Centro de Especialidades Divino Braga.
Até então, os atendimentos do núcleo ocorriam em salas compartilhadas com outros serviços da rede. Com a conclusão das obras de adequação, o espaço passa a funcionar com três consultórios, recepção exclusiva e uma sala de procedimentos. Segundo a prefeitura, a estrutura foi planejada para garantir mais privacidade, acolhimento e segurança, tanto para os usuários quanto para os profissionais de saúde.
O Núcleo de Referência à Saúde LGBTQIA+ funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, com uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social. O serviço oferece desde consultas médicas e acolhimento psicológico até a atualização do cartão de vacinas, coleta de exames, rodas de conversa e apoio matricial às UBS.
O atendimento pode ser feito por demanda espontânea ou por encaminhamento da rede municipal. Segundo Leônidas Ferraz, presidenta de honra do Associação Comunidade LGBTQIA+ de Betim, a iniciativa promove a garantia de acesso ao SUS. “Essa inauguração é fundamental para a construção de uma saúde pública mais inclusiva”, avalia Leônidas.
O Centro de Especialidades Divino Braga fica na avenida Juiz Marco Túlio Isaac, 1.500, no bairro Chácaras. Para obter informações e fazer agendamentos o contato deve ser feito por meio do WhatsApp, no número (31) 99428-4167.
A prefeitura preparou uma operação especial de controle do tráfego durante todo o percurso da parada, que tem cerca de 500 metros. O cortejo acompanhará o trio elétrico do estacionamento do ginásio, cruzando a ponte localizada logo à frente. O público seguirá pela via, no sentido bairro, retornando pela ponte no entroncamento com a avenida Teotônio Parreira Coelho, até chegar novamente ao estacionamento.
Agentes de trânsito estarão posicionados nos cruzamentos, orientando os motoristas. A saída da rua Redelvim Andrade para a Edmeia Lazzarotti será fechada durante todo o evento, das 11h às 23h.
Ainda segundo a prefeitura, equipes de limpeza urbana estarão presentes no evento. Lixeiras deverão ser disponibilizadas em diversos pontos do estacionamento do poliesportivo Divino Braga para que o público faça o descarte correto de resíduos.