Milhares de pessoas participaram, neste domingo (27), da 21ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Betim. O evento, realizado no estacionamento do Ginásio Poliesportivo Divino Braga, foi marcado por bandeiras coloridas, apresentações artísticas, protestos por igualdade e também por conquistas.
Entre os participantes da parada, o educador Jardel Pedrosa destacou a importância da representatividade. “Eu acho importantíssimo a visibilidade. Eu, como professor, defendo os direitos dos meus alunos excluídos, a inclusão de todos os LGBTs. Hoje é dia de levantar bandeira, defender os meus alunos e alunas, para que tenhamos igualdade”, afirmou.
A drag queen Angel San, com mais de duas décadas trabalhando na noite mineira, também fez questão de marcar presença. “Hoje estamos na rua para reivindicar os nossos direitos e também o nosso direito de envelhecer, né? Eu tenho 26 anos de carreira na noite de Belo Horizonte e Betim e posso garantir que vale a pena vir conhecer esta parada. Ser gay é maravilhoso”, celebrou a artista.
A parada contou ainda com o cortejo da Corte Diversa, ao som do G.R.E.S. Dona Antônia, que trouxe o batuque do carnaval para o evento. O encerramento ficou por conta da banda Four4, que levantou o público com sucessos do pop nacional e internacional. Mais cedo, foram conhecidos os vencedores dos concursos Miss e Mister gay 2025 e Miss e Mister Trans 2025.
Para a presidenta de honra do movimento LGBTQIA+ de Betim, Leônidas Ferraz, a edição deste ano é também simbólica. “São vinte e um anos de luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+ de Betim. Neste ano estamos trazendo um tema que é muito importante: ‘Envelhecer com dignidade, saúde e amor’. A gente precisa lembrar que nós temos direito a envelhecer. Uma das nossas conquistas foi a criação do Núcleo de Saúde da População LGBTQIA+ de Betim. Inauguramos nesta sexta-feira e já está funcionando a todo vapor”, comemorou.
O núcleo, instalado no Centro de Especialidades Divino Braga, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, com uma equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social. O serviço oferece desde atendimento clínico e psicológico até apoio às UBSs, vacinação e rodas de conversa.