A Casa Cultural Dona Antônia, de Betim, realiza neste fim de semana a primeira edição do seu festival de arte e cultura. O evento gratuito será realizado na Praça Milton Campos, no Centro, na sexta-feira (19/9), das 18h às 22h, no sábado (20/9), das 15h às 22h, e no domingo (21/9), das 9h às 12h.
A programação reúne arte, cultura, gastronomia e música durante três dias, além de food trucks e cervejas artesanais, valorizando produtores e cervejeiros locais. O público também poderá conhecer o estande da Casa Cultural Dona Antônia Confecções, negócio social originado dos projetos de artesanato da instituição.
Segundo o CEO da Casa Cultural Dona Antônia e coordenador do festival, Sérgio Martins, a iniciativa busca democratizar o acesso à arte e à cultura, valorizar os artistas locais e fortalecer a identidade cultural da cidade. "A expectativa é levar ao público muita arte e cultura em um dos símbolos das grandes produções culturais de Betim, que é a Praça Milton Campos, além de fortalecer a cena criativa da cidade", relata.
O festival integra três projetos da casa cultural: o festival de arte e cultura e o Cena Aberta, viabilizados por emendas estaduais, e o Festival Cultural Dona Antônia, por emenda municipal. Entre as ações contempladas estão: seis edições do festival na Praça Milton Campos, com apresentações musicais e atividades infantis gratuitas, além de parcerias para fomentar a gastronomia e o artesanato; pesquisa sobre o samba no Salão do Encontro, com 17 meses de estudo e realização de shows de choro e samba; oficinas de dança e artesanato na Creche São José, voltadas para crianças; seis apresentações teatrais e atividades infantis gratuitas pelo projeto Cena Aberta, também na Praça Milton Campos; oito oficinas culturais permanentes (artesanato, música, dança e teatro) para diferentes públicos, realizadas em espaços parceiros como as casas 1 e 2 da instituição, a Escola Municipal Lúcia Farage de Freitas Gumiero e a Apae, ao longo de 12 meses.
A Casa Cultural Dona Antônia é uma organização social de Betim dedicada à promoção da cultura, à inclusão produtiva e ao fortalecimento comunitário. Suas ações se estruturam em quatro eixos: arte e cultura, saúde e bem-estar, informação, negócios sociais e inclusão produtiva.
Com quase duas décadas de atuação, a instituição oferece oficinas, festivais, projetos de inclusão e iniciativas que unem tradição, inovação e desenvolvimento social.
Sexta-feira (19/9), das 18h às 22h
19h30 - Banda Garage
Sábado (20/9), das 15h às 22h
17h - Diego Borges
19h - Banda L6
20h30 - Banda L6 convida Podé
Domingo (21/9), das 9h às 12h
9h - Movimento Vem Brincar
10h30 - Morango Melo