PARTICIPAÇÃO

Cidade recebe Conferência Popular de Cultura neste sábado com debates sobre políticas culturais

Encontro gratuito terá seis eixos temáticos e vai discutir propostas para fortalecer o Sistema Municipal de Cultura; inscrições estão abertas

Por Marcio Antunes

Publicado em 03 de setembro de 2025 | 19:41

 
 
Encontro realizado pelo Fórum Popular de Cultura de Betim (FOCU) é destinado aos profisisonais do setor da cidade Encontro realizado pelo Fórum Popular de Cultura de Betim (FOCU) é destinado aos profisisonais do setor da cidade Foto: Focu / Divulgação

A cidade de Betim será palco, neste sábado (6), da Conferência Popular de Cultura, que acontece das 13h às 19h, no Centro Universitário Una Betim, na avenida Governador Valadares, 640, no bairro Centro. O evento é gratuito e aberto à população, que pode se inscrever pelo link.

Com o tema ‘Reafirmando direitos, reconstruindo futuros’, segundo a organização, “a conferência busca reafirmar a cultura como direito de todos, ampliar a participação da sociedade civil na formulação de políticas culturais e levantar propostas para a implementação do Sistema Municipal de Cultura, instituído pela lei 6.077/2016, mas que ainda não está totalmente em vigor”.

De acordo com Lana Vilela, integrante do Fórum Popular de Cultura de Betim (FOCU), entidade que organiza o encontro, a expectativa é encaminhar as deliberações para os órgãos responsáveis. “Hoje, o único instrumento efetivamente ativo é o Fundo Municipal de Cultura. Falta instituir o Conselho e o Plano Municipal de Cultura. Nosso objetivo é votar propostas em cada eixo temático e avançar nessas pautas”, adiantou.

Os participantes poderão apresentar suas demandas. “O que podem ser levantadas são as necessidades percebidas por agentes culturais, artistas de todos os segmentos, espaços, coletivos, entidades culturais e pela população no geral em seus segmentos, territórios ou na execução dos seus projetos. Propor políticas públicas culturais que viabilizem e valorizem o fazer artístico e cultural da cidade, como ampliar  espaços, visibilidade artística, fomento, comunicação, estrutura , formação e participação nas decisões locais, dentre outros pontos”, pontuou. 

A programação inclui uma mesa de abertura com representantes da sociedade civil, trabalhadores da cultura e apresentações artísticas inspiradas no tema ‘Raízes e Asas’, celebrando as tradições e novas expressões culturais de Betim. “Além de apresentações artísticas inspiradas no conceito ‘Raízes e Asas’, que celebra tanto as tradições quanto as novas expressões culturais da cidade”, completou Lana. 

Os debates serão organizados em seis eixos:

1 - Marcos Legais e Sistema Municipal de Cultura

2 - Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social

3 - Identidade, Patrimônio e Memória

4 - Diversidade Cultural e Acessibilidade na Política Cultural

5 - Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade

6 - Arte-educação, Formação e Qualificação Artístico-cultural

A plenária final vai validar propostas construídas e escolher os delegados  populares que levarão as propostas aos órgãos competentes em níveis municipal, estadual e federal. Lana contou ainda que a mobilização tem o apoio do Comitê de Cultura de Minas Gerais e da Secretaria Municipal de Cultura de Betim (Secult), além do Centro Universitário Una Betim e de organizações da sociedade civil. “Estamos esperançosos de que a conferência seja um marco para a participação social e para a consolidação de políticas públicas culturais na cidade”, completou.