A edição de 2025 do Betiquim revelou os vencedores do tradicional festival gastronômico da cidade neste domingo (7/9), durante a Saideira, que marcou o encerramento do evento. O Seu Caixa, do bairro Santa Lúcia, conquistou o primeiro lugar com o prato Rabada do Dedo Sujo.
“Coração está batendo a mil. É uma satisfação muito grande, porque há dois anos eu assumi a pizzaria que era da minha irmã e que tem 32 anos já. Hoje me surpreendeu, o primeiro lugar é uma coisa muito satisfatória. Eu dedico esse prêmio para a minha irmã que está no céu, tenho certeza que ela está muito feliz", contou Geraldo Adolfo dos Santos.
Pela segunda vez na competição, o bar apostou em um tira-gosto para comer com as mãos: uma rabada com agrião acompanhada de batata noisette servida à mineira, com pãozinho de sal e cachaça. A inspiração foram os pratos tradicionais de botecos que remetem às memórias afetivas dos clientes.
Em segundo lugar, ficou a Espeteria Churras Grill, do bairro Laranjeiras, que estreou no Circuito Sabor do Betiquim com o prato Vaca Foi Pu Brejo. “Não tem nem como descrever a emoção do dia de hoje, extremamente feliz. Quem diria que a gente, com um ano e meio de funcionamento, estaria no maior evento gastronômico da nossa cidade e com esse título. É um mérito de muito trabalho e muito esforço”, afirmou Thalison Henrique Pereira de Faria.
O prato trouxe bolinhos crocantes de vaca atolada, feitos com costela desfiada, cream cheese, queijo canastra e pedaços de mandioca, recheados com mussarela. Para acompanhar, molho de pimenta biquinho com mel e uma dose de cachaça.
Completando o pódio, veio o Sabores do Morro, no bairro Jardim Teresópolis, com o Qui Rabu é Esse?. “Alegria muito grande em poder representar tanto os bares quanto a minha comunidade. Eu estou muito feliz por esse prêmio, por poder representar tantas pessoas que as vezes não tem voz e nem vez. Estamos aqui por essas pessoas e para mostrar que a gente é capaz”, ressaltou Thais do Carmo Vieira.
O bar é um veterano e chegou pela terceira vez na disputa, sendo as duas primeiras ainda com o nome Mãos de Maria. Desta vez, apostaram em um clássico dos botecos mineiros, mas com uma releitura ousada e sofisticada: rabada desfiada, cozida lentamente e temperada com cuidado, combinada com a cremosidade do queijo, o toque marcante da cachaça com pimenta dedo-de-moça e finalizada com uma espuma picante que surpreendeu os clientes. Para completar, o prato vem acompanhado de um shot exclusivo de cachaça artesanal com pimenta — cheio de personalidade!
Além do Prêmio Carlos Frederico Costa, em homenagem a um dos criadores do evento gastronômico, que faleceu no dia 28 de julho, os três bares finalistas receberam vale compras do Atacadão, cota no parque aquático AquaMais e um ano de Sacolão ABC Sapão.
O desfecho do Betiquim 2025 também premiou o Melhor Garçom da edição. Guilherme Soares, da Espeteria Churras Grill, conquistou mais de 300 votos e faturou um salário-mínimo (R$ 1.518), além de uma cota para duas pessoas no parque aquático AquaMais. "Emoção está a flor da pele. Queria agradecer o Churras Grill pela oportunidade de ser garçom deles. É sempre ter a visão de dono que você vai longe, porque o funcionário é a alma do negócio, ele estando satisfeito conquista o cliente”, relatou.
(Com Marcio Antunes)