NOVIDADE

Bloco Pegada da Onça anuncia banda Vira e Mexe como atração principal do pré-Carnaval 2026

Grupo mineiro, referência no axé e no pagodão baiano, fará show exclusivo no camarote do desfile em Betim

Por Marcio Antunes

Publicado em 13 de janeiro de 2026 | 13:40

 
 
Banda é formada pelos vocalistas Bodão (Wanderson), e Polly (Apolinário), além da bailarina Mirian Barreto Banda é formada pelos vocalistas Bodão (Wanderson), e Polly (Apolinário), além da bailarina Mirian Barreto Foto: Divulgação

O Bloco Pegada da Onça anunciou, na tarde desta terça-feira (13), a atração principal do desfile de pré-Carnaval deste ano. O escolhido foi o grupo Vira e Mexe, banda mineira com mais de 25 anos de trajetória.

O anúncio movimentou as redes sociais do bloco e confirmou a aposta em um show de grande porte para o camarote, mantendo a tradição do Pegada da Onça de levar ao público atrações de destaque nacional. Em edições anteriores, o bloco trouxe nomes como a dançarina Sheila Mello, em 2024, e Márcio Art, ex-integrante do grupo Art Popular, em 2025.

Com um repertório marcado pelo axé e pelo pagodão baiano, o Vira e Mexe promete transformar o camarote em um dos pontos mais animados do pré-Carnaval betinense. O show será exclusivo para o espaço, com estrutura voltada ao conforto e à experiência do público.

Para uma das coordenadoras do bloco, Camila Lages, a escolha da banda Vira e Mexe está totalmente alinhada ao tema do Bloco Pegada da Onça deste ano, que celebra a Bahia, o axé e a força das mulheres dentro desse movimento cultural. “O axé nasce da rua, da ancestralidade, da dança e da presença feminina, e a Vira e Mexe traduz essa essência com autenticidade e muita energia. Além disso, é uma banda mineira, o que mostra como o axé ultrapassa fronteiras e fortalece a cultura e a economia criativa local. A presença da dançarina Mirian Barreto reforça esse protagonismo feminino e simboliza a potência das mulheres no axé”, afirma Camila.


Trajetória de sucesso

A banda Vira e Mexe  conta com cerca de 10 álbuns e diversos DVDs lançados, o grupo tem em seu repertório canções como “Bomboiê”, “Gata Molhada”, “Virou Mania”, “Chapa Quente” e “Dança da Academia”.

A banda é formada pelos vocalistas Bodão (Wanderson), natural de Sabará, e Polly (Apolinário), além da bailarina Mirian Barreto, figura central nas coreografias e na identidade visual dos shows. Ao todo, o Vira e Mexe conta com nove músicos no palco, além de equipe técnica e de produção, formando uma verdadeira big band.

O grupo também se destaca pelo pioneirismo: foi a única banda de fora da Bahia a integrar o tradicional festival Axé Brasil, além de ter realizado uma turnê pelos Estados Unidos em 2005. No auge da carreira, chegou a cumprir uma agenda superior a 300 shows por ano.