Blocos de Betim sairão pela rua do Rosário ao longo do sábado (7) e do domingo (8); blocos infantis se apresentarão na praça São Cristóvão
Foto: Carolina Miranda
Blocos de Betim sairão pela rua do Rosário ao longo do sábado (7) e do domingo (8); blocos infantis se apresentarão na praça São Cristóvão
Foto: Carolina Miranda
Falta pouco para o pré-Carnaval de Betim 2026. Ao todo, 26 blocos vão ocupar as rua do Rosário, no bairro Angola, no sábado (7/2) e no domingo (8/2), e a ordem dos desfiles foi definida após sorteio público na sexta-feira (16/1), na Casa da Cultura Josephina Bento. Parte dos grupos já havia indicado, no edital, data e horário de preferência, enquanto os demais participaram de sorteio.
O sorteio contou com os iniciantes Me Encontro, Perereca na Pimenta e Tu com Tudo, além dos infantis Fraldinha do Avesso e Bloquinho Morangomelo e dos veteranos Batuque Coletivo, Intervalo, Óleo de Peroba, Malagueta e Bloco do Vini.
Segundo o presidente da Liga Carnavalesca de Betim, Fernando Correia, a divulgação da programação marca a reta final de preparação para a festa. “Estamos nos preparando com muito diálogo e planejamento para os dois dias de pura festa e celebração. Estaremos juntos, os 26 blocos, movimentando a cidade e transformando as ruas em um verdadeiro palco de diversidade e da alegria”, afirma.
No sábado (7/2), todos os desfiles acontecerão no circuito da rua do Rosário, com início às 10h, quando o Me Encontra abre a programação da folia betinense, que segue até as 21h, com o cortejo do Baladeiros de Betim encerrando o primeiro dia. Já no domingo (8/2), a manhã será dedicada ao público infantil, com concentração na praça São Cristóvão. Ao longo do dia, a programação retorna ao circuito da rua do Rosário, reunindo blocos tradicionais e encerrando às 21h, com o Bloco da Diversidade – Bate O Leque.
De acordo com a prefeitura, o pré-Carnaval 2026 trará novidades, como a criação de uma premiação inédita para os cinco blocos tradicionais com melhor desempenho durante o evento. Além disso, foram formalizadas três categorias que receberão apoio financeiro: blocos tradicionais, blocos infantis e blocos novos.
Segundo Correia, a iniciativa representa um avanço para a consolidação da festa na cidade. “A premiação é uma forma de valorizar o trabalho dos blocos e estimular que os desfiles desta edição sejam mais criativos e marcantes, à altura da nossa festa”, destaca.
Ainda conforme a prefeitura, os desfiles serão avaliados por critérios artísticos e técnicos, e os cinco blocos tradicionais com maior pontuação receberão troféu e a vaga garantida no pré-Carnaval de 2027.