Grupo de Folia de Reis do bairro Santo Afonso é reconhecido como patrimônio cultural de Betim desde 2011
Foto: Adriana Lisboa/Divulgação
Grupo de Folia de Reis do bairro Santo Afonso é reconhecido como patrimônio cultural de Betim desde 2011
Foto: Adriana Lisboa/Divulgação
O grupo Folia de Reis do bairro Santo Afonso se apresenta gratuitamente nesta terça-feira (6/1), às 19h, na Ermida Nossa Senhora do Carmo. Encerrando a tradicional festividade, no sábado (10/1), será realizada a Festa do Arremate, também a partir das 19h. A celebração tem início na casa do mestre da folia, Senhor Osmar, localizada ao lado da Escola Municipal Alcides Braz (avenida Governador Valadares, 2350, bairro Santo Afonso), para onde os foliões seguem em cortejo.
A festividade celebra a devoção aos Santos Reis e a adoração simbólica ao Menino Jesus no presépio, marcando também o encerramento do ciclo da Folia de Reis. Na Festa do Arremate, a bandeira dos Santos Reis, que representa toda a comunidade, é recebida pela família do mestre da folia, o Senhor Osmar.
A Folia de Reis é uma tradição do período natalino, com celebrações que se estendem até o primeiro sábado após o Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro. A manifestação cultural e religiosa envolve foliões do bairro Santo Afonso e de regiões vizinhas, reunindo cerca de 50 membros assíduos, além das famílias anfitriãs de aproximadamente 35 residências visitadas entre os dias 24 de dezembro e 10 de janeiro.
O evento é marcado pelo uso de roupas e acessórios típicos, além de instrumentos como sanfona, tambores, reco-reco e violão, que garantem um espetáculo singular de fé e tradição popular. O grupo Folia de Reis do bairro Santo Afonso é reconhecido como patrimônio cultural de Betim desde 2011 e figura entre as manifestações culturais mais antigas da cidade.