Representantes dos blocos da cidade tiveram direito ao voto; processo aconteceu no último dia 18 na Casa da Cultura Josephina Bento
Foto: Liga Carnavalesca de Betim / Divulgação
Representantes dos blocos da cidade tiveram direito ao voto; processo aconteceu no último dia 18 na Casa da Cultura Josephina Bento
Foto: Liga Carnavalesca de Betim / Divulgação
Uma das novidades do pré-Carnaval deste ano é a criação da Liga Carnavalesca de Betim, entidade ligada à Secretaria Municipal de Cultura que vai ajudar a organizar o pré-Carnaval da cidade. A liga foi oficializada em dezembro último, quando foi definida a sua primeira diretoria.
O presidente eleito da Liga, Fernando Correia, celebrou a criação da entidade. “Assumimos um grande desafio de representar os interesses dos blocos e ter uma participação ativa nesse pré-Carnaval que deve mobilizar mais de 50 mil pessoas em dois dias”, contou Correia reforçando que o crescimento da festa se deu com os desfiles sendo transferidos para a Rua do Rosário, no bairro Angola. A um mês da realização da folia, que acontece nos dias 7 e 8 de fevereiro, a liga está na fase de alinhamento com representantes dos 26 blocos já aprovados para a festa.
A criação da liga faz parte das ações de salvaguarda previstas no Dossiê de Registro da Cultura Carnavalesca de Betim, que reconhece o pré-Carnaval como patrimônio cultural do município. Ao longo de 2025, representantes de blocos participaram de reuniões para a construção do estatuto social e do regimento interno da entidade. Na eleição, 23 blocos tiveram direito a voto. Duas chapas concorreram, tendo sido eleita a Chapa 1 – Unidos pelo Carnaval, do presidente Fernando Correia. De acordo com o secretário de Cultura, Thiago Flores, o resultado da eleição deve ser publicado no Órgão Oficial do município nas próximas edições.
A diretoria vai discutir e propor ações para o período depois da festa, com o objetivo de fortalecer os blocos e ampliar a participação da liga nos debates sobre políticas públicas voltadas para o pré-Carnaval na cidade. A diretoria é composta por representantes dos blocos da cidade, assim como os conselhos deliberativo e fiscal.
LIGA CARNAVALESCA DE BETIM
Diretoria Executiva:
Presidente: Fernando Lúcio Correia – Bloco Intervalo
Vice-Presidente: Roberto Oliveira Santos – Bloco Cornetas
1º Secretário: Jackson Xavier da Silva – Bloco Malagueta
2º Secretário: Elainy Cristina da Silva Santos – Bloco Baladeiros
1º Tesoureiro: José Guilherme Paula da Luz – Bloco Cueca do Avesso
2º Tesoureiro: Daniel Venâncio – Bloco Nosso Projeto Incentivo
Diretor de Carnaval: Marcos Daniel da Silva Mendes – Bloco Diversidade
Diretor de Formação e Capacitação: Sergio André Martins – Bloco Dona Antônia
Diretor de Comunicação e Relações Institucionais: Maximiano Augusto Cordeiro (Max) – Bloco Pegada da Onça
Diretor Social: Thiago D'Angeles – Bloco Morangomelo
Conselho Deliberativo:
Maryllia Scarlet de Souza – Bloco Cornetas
Rubens Braga da Cunha – Bloco CAR
Adriana Assis Marques – Bloco Cornetas
Conselho Fiscal:
Camila Lages Albuquerque Silva – Bloco Pegada da Onça
Luanda Serra de Souza – Bloco Cueca do Avesso
Suplentes:
Pollyana Cristina Pereira da Cruz – Bloco Dona Antônia
Uara Regina dos Santos – Bloco Pegada da Onça