Mostra apresenta telas inspiradas em casarões antigos, estações ferroviárias, igrejas, montanhas e manifestações populares
Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação
Mostra apresenta telas inspiradas em casarões antigos, estações ferroviárias, igrejas, montanhas e manifestações populares
Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação
Até o dia 30 de junho, os betinenses podem visitar a exposição "Construção da Memória", da artista mineira Claudete Leão. As obras estão na Casa da Cultura Josephina Bento e a entrada é gratuita.
O trabalho convida o público a refletir sobre a preservação da memória, da história e das paisagens que ajudam a construir a identidade cultural das cidades. A mostra apresenta telas inspiradas em casarões antigos, estações ferroviárias, igrejas, montanhas e manifestações populares, valorizando elementos que fazem parte do patrimônio afetivo e histórico de Minas Gerais.
Natural de Formiga, no Centro-Oeste de Minas, Claudete Leão iniciou sua trajetória artística aos 12 anos, dedicando-se à pintura a óleo sobre tela. Ao longo dos anos, aprimorou sua técnica e incorporou à sua produção o uso da espátula, recurso que se tornou uma marca de seus trabalhos.
A exposição propõe uma reflexão sobre a memória como um processo vivo, em constante construção e transformação. Por meio de suas telas, Claudete estabelece um diálogo entre arquitetura, paisagem e práticas sociais, ressaltando a importância da preservação histórica como responsabilidade coletiva.
Além de retratar referências do patrimônio cultural mineiro, a mostra reúne obras inspiradas em importantes pontos culturais e históricos de Betim, fortalecendo a conexão entre arte, memória e identidade local. As telas convidam o público a reconhecer elementos que fazem parte da história da cidade, promovendo uma aproximação entre o patrimônio betinense e a produção artística contemporânea.
As obras possuem audiodescrição, permitindo que pessoas com deficiência visual tenham acesso às informações e interpretações dos trabalhos apresentados.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 30 de junho.